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22/09/2019 | Juliana Cunha

Wentz Design, expoente da nova brasilidade no design

Tudo Decoração História

“A síntese contemporânea da tropicalidade apara as arestas, ignora o excesso e capta o que é essencial à formação da nova identidade do design brasileiro. Buscamos a tropicalidade em sua versão mais simples e significativa”: é assim que começa a mensagem que recebe quem adentra o universo Wentz, loja de design do designer Guilherme Wentz localizada nos Jardins, bairro em São Paulo. 

De onde vem a brasilidade?

Se muitos designers contemplam a brasilidade com materiais ou inspirados pelo modernismo de nomes como Jorge Zalszupin e Sérgio Rodrigues, Wentz reedita o conceito e opta por outra vertente. “Quando comecei a expor fora do Brasil, algumas pessoas identificaram a brasilidade na casualidade dos meus móveis, principalmente ao compará-los aos europeus e norte-americanos”, divide. Assim, suas criações carregam a bandeira brasileira no desenho ou na usabilidade

Há ainda outro viés tropical em sua abordagem estética, o da inspiração na natureza. “Experimento mimetizar movimentos da natureza. Penso que peças com essa ideia criam ambientes que são plataformas desse estilo de vida, e encontram, do outro lado, consumidores que buscam o mesmo”, elucida. “Sou só um exemplo de pessoa que nasceu na cidade e encontrou certa romantização no campo, e isso faz parte de viver nessa era moderna, industrial e urbana”, destrincha ele. 

“Ao mesmo tempo, claro, não quero perder o que construímos como sociedade em termos de conforto e tecnologia”, aponta. Afinal, nascido e criado em Caxias do Sul (RS), Guilherme vem de um contexto industrial, o que direcionou sua trajetória, ainda que em uma área criativa como o design, para a fuga do artesanal. “Sempre quis aplicar um olhar conceitual para o produto industrial”, diz ele. Esse caminho, que fique claro, foi moldado paulatinamente. Guilherme saiu de um curso de administração quase completo para adentrar a seara do design, em sintonia com a busca pela essência natural.

O design veio para suprir minha necessidade de mudança de estilo de vida, de me inspirar no que é natural

A familiaridade com administração é uma facilitadora na hora de empreender, como era de se pensar. “Meu trabalho nunca foi tão experimental a ponto de sair daquilo que pode ser produzido a nível semi-industrial, então acaba sendo comercial. Eu me permito bastante em termos autorais”, considera ele. 

Quanto à ideia de ter uma marca com loja física - inaugurada em agosto - Guilherme explica que ela cria um universo onde a história dos produtos. “A loja própria e física tem um conceito que embasa as peças. Em lojas multimarcas, elas acabam isoladas em meio a outras linguagens”, conclui. Projetada pelo arquiteto Felipe Hess, a loja de 160 m² estende o ideário simples, de linhas essenciais, que tem os produtos. Adaptada às possibilidades advindas do digital, a Wentz Design oferece um e-commerce que disponibiliza seus móveis, objetos e luminárias. 

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