X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

28/09/2020 | Time iLove.e

Viaje pela gastronomia do Marrocos com Maria Filó e iLove.e

Tudo Lifestyle História

Na semana passada, o iLove.e se juntou à Maria Filó e demais parceiros para armar uma aventura pelo Marrocos. Nosso destino, mais especificamente, foi o Jardim Majorelle, oásis que foi morada de Yves Saint Laurent e reúne natureza, história, arquitetura e arte em Marraquexe, cidade marroquina. Foi lá que a marca carioca foi buscar inspiração para sua coleção Florir. Padronagens como Orquídea Noite e Floral Galiza, tonalidades como cúrcuma e batata doce e texturas como laise e bordado foram reunidos de forma harmoniosa para trazer as tessituras da grande casa azul. 

Para mergulhar nesse país de influências árabes, europeias e africanas sem tirar os pés do chão, escolhemos a gastronomia: nossas 12 convidadas se juntaram à cozinheira e sommèliere Lena Mattar em uma aula com o preparo de três receitas inspiradas no lado de lá do horizonte. A profusão de sensações que afloram nessa viagem foi impulsionada por um kit mais que especial: enviamos duas louças da linha Home da marca para entrar no clima e começar o mise en place. Os ingredientes fresquinhos foram selecionados e enviados pelo Empório São Paulo Hortifruti

Para se deliciar antes, durante e depois da aula, a Kiro enviou uma edição especial da bebida, feita com cúrcuma e outros quatro ingredientes. Completaram nosso kit uma manta da linha home da Maria Filó — todas dupla-face, inspiradas na geometria do artista Sol Lewitt e produzidas com fios reaproveitados do acervo da confecção a marca — e um pó bronzeador Terracotta,  da Guerlain, para que nossas convidadas possam voltar a colocar os pés no Marrocos sempre que tiverem vontade. Falando nelas, envolvemos Isabela Santos, Carollina Lauriano, Vânia Goy, Isabel Wilker, Pam Barja, Juliana Bordin, Olívia Nicoletti, Luiza Souza, Duda Schietti, Renata Gaia, Natalia Hohagen e Giovana Romani.

A seguir, confira as três receitas que Lena Mattar ensinou na nossa aula — e tente você também!

Coalhada preguiçosa

Ingredientes

500g de iogurte grego sem açúcar

1 +1/2 colher (chá) de sal. 

Modo de preparo

1. Misture o iogurte e o sal em um tigela ou no próprio pote do iogurte.

2. Apoie uma peneira sobre uma tigela e, sobre a peneira, abra um pano de prato limpo. Despeje o iogurte sobre o pano. Junte todas as pontas de maneira a fechar a coalhada dentro do pano e formar uma espécie de saco. Amarre bem com um barbante.

3. Agora é preciso pendurar para que o excesso de água escorra. Você pode pendurar em uma torneira ou, caso não tenha na sua cozinha, pode deixar apoiado sobre própria peneira. O importante é deixar uma tigela embaixo, em ambos os casos, para aparar a água que irá escorrer.

4. Deixe escorrer por aproximadamente seis horas. Se quiser uma coalhada ainda mais consistente, deixe um total de oito horas. Abra o pano, coloque a coalhada em um pote e sirva com azeite.

Cuscuz básico

Ingredientes

200g de cuscuz

200ml de água

Sal a gosto

Especiarias a gosto (cominho, canela, pimenta-do-reino, páprica etc)

Modo de preparo

1. Ferva a água e, enquanto isso, coloque o cuscuz na tigela. Assim que a água ferver, despeje sobre o cuscuz e tampe com o prato. Espere em torno de cinco minutos ou até que o cuscuz tenha absorvido toda a água.

2. Tempere o cuscuz com sal e as especiarias que mais te agradarem.

3. Sirva com cozidos diversos, legumes assados ou use como base para saladas.

Salada Atlas

Ingredientes

1 cebola roxa

Suco de 1 limão

2 tomates maduros

1 pepino

1 pimentão vermelho

125g de sementes de romã

3 colheres (sopa) de azeite

1 punhado de menta (caso não encontre, hortelã pode ser usada como substituta)

Sal a gosto

Modo de preparo

1. Corte a cebola em cubinhos. Coloque em uma tigela junto com o suco de limão e uma pitada de sal. Reserve.

2. Corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Corte-os em cubinhos.

3. Descasque o pepino e corte-o ao meio. Com uma colher, raspe as sementes e descarte-as. Pique em cubinhos do mesmo tamanho dos tomates.

4. Corte o pimentão ao meio e descarte as sementes e aquela pele branca. Corte-o em

cubinhos do mesmo tamanho dos tomates e pepino.

5. Caso a sua romã esteja inteira, corte-a ao meio e debulhe as sementes.

6. Coloque os tomates, o pepino, o pimentão e as sementes de romã na tigela onde já estava a cebola. Tempere com azeite e sal e misture bem.

7. Na hora de servir, pique as folhas de menta ou hortelã e adicione à salada.

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo