Feche os olhos e imagine um recanto idílico na Toscana. Agora abra e talvez você dê de cara com a casa terracota propositalmente descascada de Marcela Caio, empresária brilhante e de olhar apurado por trás da Theodora Home. “Já chegaram a interfonar da rua perguntando qual era a cor da casa e como conseguimos esse acabamento, mas o mais engraçado é que só descascamos várias camadas de tinta – a casa já foi azul, mostarda e rosa – até que ela ficou assim e amamos!”, conta Marcela, que vive na casa no Jardim Europa com a mãe, o pai e os irmãos.
Aliás, dá para dizer que a família é parte do segredo do bom gosto em cada ambiente –a decoração ali tem vida. “É uma casa muito viva, até quando não tem ninguém, parece que tem gente.”, diz, “É como se sempre estivesse acontecendo um happening por aqui. À noite, meus pais gostam de ficar na sala petiscando, enquanto, em outro canto, meu irmão fica curtindo um vinho e queijos com a namorada e por aí vai. Ninguém se tranca no quarto.”. Eles realmente “vivem” ali – o que é bem diferente de apenas morar, diga-se de passagem.
A gente costuma dizer que a casa anda. Ela se adapta e se transforma sempre que precisamos. Se tiver um jantar para 20 pessoas numa noite, por exemplo, puxamos a decoração pra cá e pra lá para receber bem todo mundo.
Marcela mora na casa desde criança e confessa que, apesar de amar cada canto, já pensou em reformá-la pra valer. “Queria fazer uma suíte para mim, mas desisti. Esse lugar tem mais de 60 anos, pensei ‘por que eu vou mudar agora? É lindo e autêntico assim!’”, exclama ela, que tem como vizinha Donata Meirelles, editora da Vogue. Todo esse bate-papo gostoso rolou entre um clique e outro do shoot em parceria com o Histórias de Casa, e o styling dos looks ficou por conta das novas coleções das marcas Débora Mangabeira e Sophia Hegg, brand de uma amiga e vizinha do estúdio da Theodora Home.
Sentada no sofá da sala com o velhinho jack Russel da família, Spike – segundo ela, já perderam as contas de quantos anos o pequenino tem! –, Marcela tomou um café com a gente e respondeu mais curiosidades nossas:
“Amo a janela do meu quarto porque adoro o céu. Fico deitada na cama olhando e medito de frente para ela. É uma delícia!”
“Num dia normal, você provavelmente me encontrará sentada no escritório/ salinha de TV com o computador no colo fazendo home office. Há alguns anos, você também me encontraria muito lá durante a semana porque o lugar era uma sala de estudos para meus irmãos e eu fazermos as tarefas da escola. [risos]”
“Nem todos sabem mas, antes da TH, trabalhei por anos no mercado financeiro, numa corretora. Era péssimo, muito estresse o tempo todo – minhas sobrancelhas chegaram até a cair de nervoso! Esse foi o gatilho para dar uma pausa na carreira e me juntar à minha mãe, que me pedia muito para ajudá-la a montar um site para o seu negócio de cama, mesa e banho. Chegando na loja, pirei. Os produtos eram bonitos, mas as fotos deles me incomodavam muito e eu, como uma pessoa muito ligada à estética desde sempre, decidi re-fotografar tudo. Nessa ‘brincadeira’, peguei gosto por produzir ambientes e acabei frequentando muitas feiras de decoração, onde tive a ideia de abrir a Theodora Home. Resultado: larguei mão do projeto da minha mãe para começar o meu, um e-shop de décor com itens escolhidos por mim, peças pelas quais eu realmente me apaixonava — e deu certo! Hoje estou a quase 5 anos à frente da TH, contando com a ajuda da minha irmã, que é meu braço direito.”
“Estou bem dividida. Ao mesmo tempo em que estou em um caso de amor com os pompons e os patches – ainda não terminei de customizar uma jaqueta jeans! –, não abro mão do conforto, fluidez e elegância de peças básicas como as que estou usando hoje da Débora (Mangabeira) e da Sophia (Hegg).”
De volta ao passeio pela casa, que tem uma varanda deliciosa integrada à copa, que também se une à cozinha em estilo americano, descobrimos mais e mais detalhes que dão alma para o refúgio da família Caio! “Está vendo essa parede de tijolinho cheia de quadros ao lado da escada? Ela era como as outras até que foi preciso quebra-la para mapear os canos do banheiro, aí minha mãe achou bonito assim e deixou! Nem pensou em ‘reformar’ de volta. [risos]”. “E sabe a pia linda que tem no meu banheiro? Foi minha mãe que pintou à mão!”, conta também.
Ouvindo tantas histórias, a gente até acha engraçado quando a founder da Theodora Home diz que a mãe é superdesapegada com o lar. “A última vez que redecoramos para valer a casa foi há uns 3 anos e tudo foi feito a quatro mãos: eu, minha irmã, o decorador e minha mãe”, diz. De lá para cá, a responsável por adicionar uma coisinha aqui e outra ali é ela e não poderia ser diferente. Como acontece no Instagram, a Marcela e a Thedora já se confundem, são uma só e exalam bom gosto quando o assunto é décor.
03/02/2021 | História
Mergulhe pelo estilo decorativo do apartamento parisiense de Tati
11/01/2021 | História
A neomarca traz objetos organizadores com uma veia decorativa
05/11/2020 | História
Um compilado de links e notícias que marcaram a última semana
22/10/2020 | História
Um compilado de links e notícias que marcaram a última semana
15/10/2020 | História
Um compilado de links e notícias que marcaram a última semana
11/05/2020 | moodboard
Abuse do tricô, textura aconchegante que conquista
17/04/2020 | História
Um compilado de notícias e links que marcaram a última semana