X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

10/09/2020 | Juliana Cunha

Ronda da semana: tabus, inclusão e um respiro

Tudo Moda Lifestyle História

Sobre salários, gastos e o tabu que é falar de dinheiro

Eu adoro essa série Money Diary do Refinery 29: basicamente, eles perfilam uma pessoa com base em seu salário e gastos, descortinando despesas, hábitos e jornada financeira. Não sei o quanto você está habituada a falar sobre dinheiro com seus familiares, amigos e outras pessoas do seu círculo, mas é sempre bom ter parâmetros de outras realidades, né? Principalmente porque acho que nos Estados Unidos, debater salário é um tabu maior do que aqui, então ter esse referencial é agregador. 

Recuperação de consumo

A Bloomberg fala sobre como a recuperação do consumo na China vem de forma desigual: se os chineses apresentam um entusiasmo fora da curva para investir em bolsas de luxo, cosméticos e carros, o mesmo não ocorre para consumidores de bens de massa, como itens esportivos e cerveja. Marcas de grupos como Kering, LVMH e Estée Lauder tiveram crescimentos de mais de 40% entre abril e junho (em relação ao mesmo período do ano passado), enquanto nomes empresas como a Adidas, que chegou a regredir em 10% no mesmo período, enfrentam meses difíceis. Analista de consumo da Huatai Financial Holdings, Luo Yixin, entrevistado pela Bloomberg, avalia que a pandemia foi “um golpe maior para os consumidores de baixa renda, que precisam apertar ainda mais o cinto. É por isso que o desempenho das marcas de consumo na China polarizou nos últimos meses.”

LVMH cancela compra da Tiffany 

Foto: Massimo Failutti

O grupo LVMH desistiu da aquisição da joalheria Tiffany & Co. por mais de US$ 16 bilhões. Isso porque a holding francesa foi aconselhada pelo Ministério das Relações Exteriores da França que atrasasse a compra para depois de 6 de janeiro de 2021, devido à ameaça dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais a produtos franceses. Segundo o Financial Times, a cadeia norte-americana agora deve processar o grupo.

Você tem um livro que mudou sua vida?

Você tem um livro que mudou sua vida? Eu tenho. Às vezes, a mudança pode parecer muito sutil, mas tem um impacto devastador que pode transformar a forma como você vê o mundo ou como organiza suas prioridades. De Dostoiévski a Manuel Bandeira, sete personalidades aficionadas pelo universo literário compartilharam suas leituras transformadoras na última edição da Gama

Kim Jones assume linha feminina da Fendi 

Um ano e meio após a morte de Karl Lagerfeld, a Fendi anunciou que Kim Jones é o novo diretor artístico de sua linha feminina. O estilista, atualmente à frente da Dior masculina, irá manter o cargo na marca francesa, firmando o posto em duas casas em simultâneo. 

Oscar mais diverso

A academia organizadora do Oscar anunciou na última terça-feira (8) que vai aumentar as exigências para indicar produções à categoria de melhor filme da premiação a partir de 2024, a fim de promover inclusão e diversidade. As obras devem atender a dois de quatro critérios, todos relacionados a grupos como negros, latinos, mulheres ou pessoas com deficiência, da atuação à produção. Para ler todas as especificações, clique aqui

Para respiros de rotina

Hotel Yue Wuyi Tea Life, em Fujian, na China. (Foto: Beijing Fujue)

A primeira edição da revista digital do Belezinha, site da jornalista de beleza — e colaboradora do nosso Laboratório Criativo! — Vânia Goy, é dedicada ao chá, seus sabores, aromas, rituais e significados. Amei especialmente essa matéria, dedicada  às propriedades emocionais do chá como resposta aos excessos imediatistas que vivenciamos. 

O impacto do cabelo para mulheres negras

A matéria de capa da Glamour norte-americana deste mês traz uma seleção de mulheres que, além de questões profissionais comuns a todos os trabalhadores, enfrentam ainda o racismo na pele — e no cabelo: são muitas vezes julgadas, repreendidas e até demitidas pela forma que usam seus cabelos no trabalho. Por isso, o tema da revista é a lei CROWN (Create a Respectful and Open Workplace for Natural Hair), ou “crie um ambiente de trabalho respeitoso e aberto ao cabelo natural”, em tradução livre, lei da Califórnia que proibe a discriminação baseada no estilo e textura capilares.

Sobre escrita e inspiração

Sempre que entrevisto alguma mente criativa — pode ser um escritor, designer de joias, estilista, artista plástico e por aí vai — pergunto como ele cria em momentos de bloqueio criativo. Nunca vou esquecer quando entrevistei alguém que me retrucou a pergunta: eu nunca tinha pensado sobre isso, mas tenho, claro, meus métodos de organizar pensamentos difusos e tentar reunir tudo em um texto. Também não me esqueço de uma designer, dona de uma marca, que disse que quando a criatividade é um negócio, bloqueio criativo não é uma opção. Adoro esse tema e foi por isso que quis compartilhar aqui essa série do Man Repeller (que, aliás, se chama apenas Repeller agora!) com escritores dividindo como têm sido seus processos criativos durante a pandemia: texto 1, texto 2 e texto 3. E, como de costume, continuar escrevendo é a pedida: sempre dá para editar depois. 

Aproveito para dividir que nas duas próximas rondas, não estarei à frente da Ronda: vou exercitar meus processos criativos tirando alguns dias de férias. Beijos e até!

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo