X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

17/12/2020 | Juliana Cunha

Ronda da Semana: as vidas que deixamos, vivemos e desejamos

Tudo Lifestyle História

Vivendo via telas

James Poniewozik, crítico de TV do The New York Times, falou aqui sobre como a vida no último ano foi intermediada por telas: as antigas aulas de ginástica na academia que se tornaram views em treinos para fazer em casa no YouTube; os happy hours que viraram chamadas por vídeo; os dias de trabalho que hoje acontecem via Zoom e assim por diante. O que era um mundo à parte, o dos filmes, jogos de futebol e programas na selva africana, agora é a re alidade de nossas relações. É por isso que assistir um filme no fim do dia não parece tanto um escape quanto antes: estamos presos ao mundo das telas durante a rotina. O crítico pontua, contudo, que isso não é necessariamente algo ruim: afinal, com protestos políticos ganhando o mundo via TikTok e vídeos rede afora, pudemos perceber que a vida também acontece nas telas

O rumo que ganha a cidade


Cidades como espaços públicos e acessíveis ou modelos lucrativos associados ao consumo: que construção queremos para o urbanismo em São Paulo? A partir do debate quanto ao não-tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera, a professora Giselle Beiguelman, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, fala sobre a migração da cidade pensada para todos rumo a uma “cidade-empresa”, que enxerga o cidadão como consumidor.

Como postamos em 2020

“Postar ou não postar foi uma pergunta que me vi fazendo para mim mesma de novo e de novo conforme 2020 corria”, conta Stella Bugbee nesse texto para o The Cut. Postar momentos particulares e que pareceriam felizes aos olhos alheios (por mais que pudessem ser apenas instantes de respiro num cenário de angústia) em meio ao caos mundial pareceu simplesmente irresponsável, ainda mais com o fortalecimento de pautas políticas: valores tão imperativos na rede social, como o narcisismo, caíram por terra nos meses de isolamento. 

O fim de uma era 

Aqui, a Gama debate como os cinemas de rua, tão simbólicos em meio aos formatados cinemas de shoppings, estão trilhando uma jornada incerta que pode culminar em seu fim. O movimento, que vinha se delineando há algum tempo, tem sido impulsionado pelas perdas financeiras ocasionadas pela pandemia, e a recuperação parece pouco promissora. 

A vida que deixamos para lá 

Todos nós temos vidas não vividas por motivos diversos: nossas escolhas, as escolhas alheias, as oportunidades que tivemos ou não tivemos e por aí vai. Seja essa figura que você poderia ter sido, mas não foi, uma assombração ou um objetivo, esse texto fala sobre como essa ideia paradoxal de quem não fomos traz, ao mesmo tempo, arrependimento e conforto: conseguimos significar o que nunca aconteceu. 

Surtos libertadores

Esse texto engraçadinho do The Cut fala sobre o surto da Elle Woods (sim, a personagem de Reese Witherspoon em Legalmente Loira) quando ela está à espera de um pedido de casamento e se depara com um pé na bunda. A autora reflete sobre o quanto deve ter sido libertador causar uma cena em público, no meio de um restaurante, falar alto, chorar, derreter a maquiagem e colocar para fora sem ligar para as pessoas ao redor, e promete mais cenas constrangedoras (para os outros, claro).

O apê da Carol Lauriano

A Carol Lauriano vive aparecendo por aqui e no nosso Instagram: ela é uma das colaboradoras do nosso Laboratório Criativo e é curadora de arte (e também de boas referências). O apartamento dela apareceu no Histórias de Casa esta semana e não poderíamos deixar de trazê-lo aqui, essa miscelânea de tudo que o olhar de Carol apura. 

Para montar sua lista de leituras de 2021

Encerramos a última Ronda do ano (voltamos em Janeiro!) com essa dica esperta dos melhores livros de 2020 segundo os colaboradores e resenhistas do Quatro Cinco Um, veículo dedicado à literatura. Dá para pinçar boas dicas fora do que se vê por aí. 

Aproveito para desejar um ótimo fim de ano e próspero ano novo em nome de todo o nosso time <3 Que 2021 venha mais esperançoso e cheio de predicados. 

Um beijo!

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo