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23/06/2017 | Team iLove

Por Trás da Smartbag: Como Nasce uma Bolsa-Desejo

Moda Lifestyle História

Por Trás da Smartbag: Como Nasce uma Bolsa-Desejo

Você já parou para pensar em como são feitas suas bolsas favoritas? Quem cria? Que ferramentas são usadas para tirá-las do papel? Como se transformam em objeto de desejo? Acompanhamos de perto o processo de criação de uma it-bag e descobrimos um pouco do encanto que as tornam os acessórios prediletos do imaginário coletivo feminino.

Passamos uma manhã inteira na fábrica da Smartbag – brand de bolsas clássicas, atemporais e, ao mesmo tempo, fashionistas que está na nossa curadoria – de olho em tudo: da criação a produção artesanal da marca, que há 41 anos cria peças-desejo para todo o Brasil.

PARCERIA & CRIATIVIDADE

Batemos um papo com a Cris, a Renata e a Gardênia, o trio responsável pelo design da Smartbag, e quando perguntamos a função de cada uma, a Rê contou que por ali elas dispensam os rótulos de cargos comuns nas empresas. “Somos um time e fazemos de tudo um pouco.” As três ainda se orgulham em dizer que, mesmo na correria natural da rotina de trabalho, elas conseguem manter um clima divertido e descontraído pelos corredores.

 

Na criação das bags, elas respeitam as regras à moda antiga: todas as bolsas têm seus próprios croquis e as referências vêm de lugares que a gente nem imagina! A marca sempre foi conhecida por reinventar grandes clássicos, mas nos últimos dez anos, o departamento de estilo ganhou mais liberdade no desenho dos produtos.

Uma vez por ano, a equipe viaja e mapeia tudo o que está acontecendo no mundo: cultura, moda e comportamento. Uma parte vai para a Ásia, outra para a Europa e todos se encontram em Nova York, a capital cool onde tudo acontece. “NY é a síntese e a confirmação das tendências que encontramos nos outros lugares”, explica a Cris, “Nessas viagens, nossos olhares se voltam tanto para as grandes labels quanto para a rua”.

 

Ah, e não se assuste se uma delas te abordar perguntando de onde é a sua bolsa ou pedindo para tirar uma foto. Afinal, do metrô na Av. Paulista ao restaurante badalado, passando pelo cinema: qualquer lugar esconde referência e inspiração!

FRESH (RE)START

Hoje a Smartbag trabalha suas coleções acompanhando as grandes feiras de acessórios. Apesar desse modelo tradicional representar grande parte da sua produção, a marca vem se reinventando e criando novos canais de contato direto com seu consumidor final.

Estamos em um momento de transição e em uma constante busca de modelos alternativos para sustentar a produção aqui na fábrica.

Uma dessas alternativas é a loja online, que há três anos vem ensinando muito ao creative team sobre a nova mulher Smartbag. Enquanto o atacado das grandes feiras busca modelos mais clássicos, o varejo online está de olho nas tendências de moda.

 

Na busca pelo frescor e uma identidade mais jovem, o time passou quatro anos aprimorando um novo produto com preço mais competitivo e que conversasse com essa nova persona. O resultado final aposta em uma matéria-prima de qualidade alternativa ao couro, que hoje representa quase metade da produção da fábrica. O sucesso foi tanto, que essa linha é responsável por enquadrar best-sellers da marca, um alívio para o time que encara o trabalho com responsabilidade – 95% da produção é feita in house!

Nós, como departamento de estilo, nos sentimos responsáveis pelo sucesso – ou não – de um produto. Hoje temos mais de 150 funcionários dentro da fábrica, o que significa que a Smartbag é a fonte de renda de mais 150 famílias. É uma tremenda responsabilidade e a nossa maior preocupação!

SHOP SMARTBAG

 

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