X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

18/05/2017 | Team iLove

Por trás da C.Mindov com Camila, a founder da marca

Moda Lifestyle História

Por trás da C.Mindov com Camila, a founder da marca

Difícil não se encantar com o talento e a simpatia de Camila Mindov, mente criativa por trás da C.Mindov – que está na curadoria do iLove, é claro. A marca gaúcha (e cool!) recentemente aportou em terras paulistanas, no Jardim Europa, com um showroom recheado de peças em couro que fogem do óbvio e são desejo em qualquer estação do ano. Instalado dentro do ateliê maravilhoso da estilista de vestidos de festa Elisa Lima, numa sala que tem um quê de fantasia com as paredes vermelhas e itens statement por todos os lados – lá também se encontram as novas coleções de Débora Mangabeira e Abi Project, que assinou os acessórios das fotos! -, Camila nos recebeu com um dos moletons descolados da sua última collection de inverno.

Antes de dispararmos as perguntas, ela nos contava que o showroom estava agitadíssimo por esses dias. Também pudera, a coleção faz sucesso com buyers de todo lugar do Brasil e cada detalhe é conduzido pela própria diretora criativa. Camila é multifuncional e ama estar imersa em todos os processos da sua marca – desde a criação e acompanhamento de peças até a parte administrativa. Para não atrapalhar o vai-e-vem badalado de pessoas por ali, a gente foi em um dos fitting rooms do ateliê e a conversa começou.

 

O START…

O sonho de ter uma marca vem desde o tempo da faculdade de Design de Moda e Tecnologia, no Rio Grande do Sul, onde ela ainda mora. “Sabe o que é engraçado? De criança eu já dizia que teria uma marca de roupas que chamaria C.Mindov!”, conta. Outra coisa que a designer também sempre soube foi que queria trabalhar com uma matéria-prima específica, se especializar e ser reconhecida por isso. Então, em 2010, quando ela descobriu uma equipe incrível de cortadores, modelistas e costureiros que já trabalhavam com diversas das marcas mais tradicionais de couro do seu estado, a C.Mindov nasceu. “O couro estava super forte fora do Brasil e, no Rio Grande do Sul, não tinham marcas que o atrelassem a um conceito mais fashion. Fui a primeira a me arriscar e deu certo, né?”.

… E O RESTART

De 2010 a 2013, a Cami foi conhecendo melhor o material que escolheu trabalhar, aperfeiçoando a marca – que só confeccionava jaquetas de couro no início – e mapeando o perfil das suas clientes. Com isso, a C.Mindov se reestruturou e começou a tomar a forma que tem hoje, com mais peças no seu mix de produtos e entrando para a curadoria de e-shops de peso como o Gallerist.

 

DNA POP-COOL

O propósito da marca sempre foi ser o que ela é hoje. Como a própria Cami diz: “A C.Mindov tem uma essência minimalista muito forte enquanto, por outro lado, é clássica com um toque cool. Gosto de falar também que temos uma veia pop”. A designer gaúcha foi pioneira em trabalhar esse material com uma pegada mais fashion na criação de peças com modelagens e cores inusitadas. Ela ama e destaca, por exemplo, um casaco de pele branco com detalhes em preto e uma boca de vampiro nas costas, parte da última coleção de inverno. É exatamente esse twist descolado da mistura entre o elegante e atemporal com o moderno e cheio de atitude que estão intrínsecos no DNA da marca.

COURO, COURO, COURO

O cuidado com a escolha de fornecedoras é minucioso. Afinal, a C.Mindov é conhecida pela qualidade do seu couro acima de tudo; ele é muito macio. A matéria-prima vai do Nordeste para o Rio Grande do Sul, onde as peças são tratadas, tingidas e acabadas. Esse trabalho é muito importante para que o resultado seja um couro ainda mais levinho e o caimento, perfeito no corpo. As cores e estampas das peças são todas exclusivas da marca – e, em sua maioria, feitas à mão como as frases escritas em t-shirts e outros itens.

OS BEST-SELLERS

Segundo a Cami, a calça nó é um hit da C.Mindov em qualquer estação do ano assim como o casaco zigzag, que aparece em todas as coleções com um novo olhar e detalhes. “Também não dá para esquecer das jardineiras, que são peças democráticas e cheias de possibilidades!”, alerta a designer.

 

É incrível a desenvoltura natural dela em criar looks com peças em couro. De olho nessa habilidade fashionista da gaúcha, pedimos para ela dar 3 conselhos infalíveis para investir no material invernal fugindo do óbvio. Com a palavra, Camila…

1. Troque a calça skinny de couro pela calça nó. A modelagem mais soltinha não é clichê, dá para dobrar a barra e usar com uma bota mais justa, misturando texturas e estampas.

2. Use couro com couro sem medo! Experimente uma saia de chamois com uma blusa de couro de acabamento mais brilhoso, e jogue uma jaqueta por cima. A nossa proposta é justamente essa: usar looks total couro de diferentes formas.

3. Ainda no mood couro + couro, aposte nas sobreposições. Uma que adoro é a jardineira com uma t-shirt de couro, e não se esqueça de ser a sua própria stylist. Sempre dá para achar mil e uma formas de usar a mesma peça!

Por fim, uma última enquete de utilidade pública: como investir em uma peça de couro like a pro. Camila dá a dica:

“Primeiro é importante analisar minuciosamente antes de comprar e verificar se o couro é macio. Não dá para esquecer que, por ser um investimento caro, é preciso ser muito confortável! Depois, olhe os acabamentos como costuras, zíperes e quaisquer detalhes possíveis porque eles dizem muito sobre a durabilidade do item. Por último, não aposte em algo super trendy só por ser tendência! É essencial que o vestido, blusa, saia, calça ou macacão tenha a ver com o seu estilo.”

SHOP C.MINDOV

 

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo