X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

X
31/07/2019 | Sofia Stipkovic

O que são presets e por que vale a pena usá-los

Tudo Moda Lifestyle História

Ao pé da letra, presets são predefinições. E quando falamos em fotos, os presets são como filtros, que ajustam automaticamente cor, iluminação, contraste e até texturas - mas, que também podem ser alterados manualmente ou até criados do zero. "Geralmente são feitos e utilizados no Lightroom, um software avançado de fotografia que pode gerenciar tudo isso de uma forma mais precisa", explica Wilson Dorigon, criador de conteúdo e fundador do perfil Fashion Kids, que conta com mais de três milhões e meio de seguidores.

Wilson é uma das pessoas com quem conversamos que criou os seus próprios presets e se vale desse recurso de edição para dar mais vida aos seus registros. Tanto ele quanto a PR e criadora de conteúdo Ísis Martins foram, de alguma forma, impactados pelos presets a partir de influenciadores digitais, que começaram a se destacar pelo padrão harmônico de tratamento dos seus posts, porque, afinal, esse é um dos objetivos dessa ferramenta: criar uma sintonia na sua coleção de fotos, embora existam outras justificativas para seu uso. A fotógrafa Nina Ohana, por exemplo, lança mão deles "por uma questão de praticidade. É bem mais fácil usar uma edição 'pronta', corrigir a iluminação e outros detalhes do que montar um nova edição para cada foto."

Foto: Unsplash

PRESET COMO BRANDING

Verdade seja dita, a imagem que projetamos nas redes sociais ou fora delas hoje é uma vitrine imediata de nós - e, especialmente para muitas profissões, do nosso trabalho. Nos comunicamos cada vez mais através de imagens e usar os presets como ferramenta de branding pessoal ou de marca é, às vezes, crucial para determinar o sucesso ou fracasso de uma boa estratégia de comunicação.

“Os presets não são uma novidade”, explica Ísis, “As marcas já se valiam deles de alguma forma antes, mas o que as redes sociais fizeram foi torná-los mais democráticos.” E isso é verdade. Qualquer um com um smartphone e acesso a internet ou a rede de dados já é potencialmente um produtor de conteúdo que, com criatividade e bom gosto, pode criar uma comunidade ao seu entorno, ou melhor, reunir seguidores. “Eu, particularmente, gosto de ter uma estética visual elaborada e bem trabalhada no meu perfil, mas tenho amigas que fogem disso porque, inclusive, a personalidade delas é mais ‘bagunçada’ mesmo. Não teria nada a ver adotarem filtros como os meus, mais pastel e tons terrosos”, conta a carioca que, por acaso, acaba de lançar seu próprio pacote de presets em parceria com o namorado, fotógrafo que a ajudou a criá-los.

Exemplo de foto antes e depois do preset da Ísis.

É MAIS SIMPLES DO QUE VOCÊ IMAGINA

Não é preciso dominar o Lightroom para embarcar na onda dos presets. Aplicativos como o VSCO e o Snapseed, por exemplo, são de fácil manipulação e já oferecem pacotes de filtros prontos, que você pode alterar, como também pode, à parte, mexer na luz, granulação, entre outros detalhes da foto. “[Para chegar ao melhor resultado] o ideal é brincar com a saturação das cores, temperatura, contraste e iluminação. Tem que se aventurar sem medo”, diz a fotógrafa Nina. 

Se você ainda não abriu mão de investir em presets prontos, como os da Ísis, a notícia é boa: o Lightroom, além do software para computador, também tem um aplicativo de fácil uso para smartphones. “Mas, antes de comprar, estude um pouco fotografia, pois muitas vezes é necessário fazer ajustes para que fique legal”, dá a dica Wilson, “Por mais que você adquira um preset de um influenciador que tem as fotos lindas, entenda que geralmente ele usa uma boa câmera e talvez você não terá um resultado tão bom se clicar com um celular. Por fim, também acho que é fundamental se preocupar com a luz e os ângulos antes de pensar no filtro. Dê preferência à luz natural, ela com certeza te ajudará a ter um resultado muito melhor na aplicação dos presets.”

Agora que você já sabe como funcionam os presets, não se esqueça de escolher muito bem o styling do seu clique, pois ele também faz a diferença e pode ser fator crucial para dar mais bossa à foto.

SHOP COOL LOOKS

 


Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo