X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

01/06/2018 | ILOVEE TEAM

O Que 3 Power Chefs Têm em Comum Além da Gastronomia

Tudo Moda Lifestyle História

 

Quando falamos sobre trabalhar na cozinha, imediatamente pensamos em cheiros, sabores, prazeres e… uniformes, aqueles clássicos que os mestres-cuca usam nos filmes. Bom, por mais que esse jeito de vestir esteja bastante presente no imaginário coletivo, a dólmã - nome correto dessa peça - não precisa ser “quadrado” assim. Em uma conversa rápida com três mulheres chefs incríveis, descobrimos que o mais importante é que as dólmãs sejam confortáveis e resistentes - e, claro, tenham também seu charme, afinal, beleza e estilo também são levados em conta! 

Não por acaso, o styling para as fotos e entrevistas que fizemos com Isabela Akkari, Roberta Julião e Lu Zaidan tiveram o styling da Dra. Cherie, e-shop especializado em jalecos e dólmãs descolados e que acaba de entrar na nossa curadoria. 

Como a gente disse, batemos um papo com cada uma em seus “habitats naturais” e descobrimos o que mais essas três power chefs têm em comum, além de todas serem cozinheiras incríveis e que comandam - muito bem, obrigada - suas próprias cozinhas. Role a página e mergulhe na história de empreendedorismo e desafios delas.

A DOCE (E ZERO LACTOSE, GLÚTEN E AÇÚCAR!) MUDANÇA DE VIDA DA ISA

Se você ama doces, mas não quer fugir da dieta, temos a solução: Isabela Akkari. Ela é a responsável por bolos, tortas, entre outras delícias que não pesam nem na balança, nem na consciência. 

A história da doceira com a gastronomia saudável começou quando ela namorou um super atleta, que a levou para o mundo das receitas fitness. “Eu não sabia exatamente com o que eu queria trabalhar antes”, conta, “Mas, depois desse relacionamento, me encantei por esse mundo e vi nele uma boa maneira de manter a dieta sem sentir tanta falta de doce porque peguei o que aprendi do lado fitness e fui adaptando algumas receitas, inclusive um bolo de cenoura da minha avó que foi o maior sucesso. Foi ele que me fez pensar: ‘talvez dê certo...’” 

 

iLovee: Isa, então quer dizer que o bolo de cenoura da sua avó foi o grande start na sua carreira de doceira, rs. Conta mais de como foi abrir sua própria doceria.

I: Sim, as pessoas não acreditavam que ele era saudável, rs. Depois desse start, comecei a fazer cursos aqui e fora do Brasil, até que percebi que tinha chegado a hora de contar para a família que ia largar meu emprego no mercado de luxo para virar confeiteira. No começo, foi muito difícil, só minha mãe me apoiou, mas fiz tudo! A marca, embalagens, tudo lindo… Todo mundo já pensava que era uma empresa grande porque era tudo muito profissional, embora eu ainda cozinhasse em casa. O grande turning point foi na páscoa, quando recebi 600 encomendas de ovos. Pirei! Um dia me vi chorando no chão da cozinha desesperada para entregar tudo, dormir não existia mais... Mas consegui porque minha mãe me ajudou e, com o dinheiro das vendas, aluguei esse espaço e chamei meu irmão para ser meu sócio.

iLovee: Então, podemos dizer que já é um negócio em família?

I: Sim, meu irmão dizia que nunca ia trabalhar para mim. Hoje eu olho para ele todos os dias e falo “nunca diga nunca”, rs. Tirando meu pai, todos trabalhamos juntos e é muito gostoso tê-los por perto. Mas nem tudo são flores, é preciso dizer também que é desafiador trabalhar com pessoas que você tem tanta intimidade, sabe? Mas está dando certo, estamos em expansão e procurando um lugar para transformar o espaço do ateliê também em um café.


iLovee: Que história incrível, Isa! Quando entramos aqui, já percebemos de cara como você é ligada em estética também. Como isso influencia na escolha das suas dólmãs?

I: Acho que conforto é essencial para quem trabalha na cozinha, mas eu prezo sempre também por beleza. E eu, no caso, sou mais clássica então amo as peças da Dra. Cherie porque ela tem tantas opções… inclusive uma ideal para mim.

SHOP THE SHOOT

ADMINISTRANDO A COZINHA COM ROBERTA JULIÃO

Da administração de empresas para a administração da sua própria cozinha. A chef Roberta Julião criou o café Da Feira ao Baile, lugar super charmoso em Pinheiros, mas se engana quem pensa que o cozinhar é a sua grande motivação. Por essa, a gente aposta que você não esperava, né...

 

 

iLovee: Roberta, já provamos aqui um dos seus bolos e estamos apaixonadas!

R: Ah, que bom! Eu realmente amo isso, das pessoas sentirem prazer ao comer minha comida. É isso que me motiva e foi assim que eu percebi que não queria mais administração e amava gastronomia, rs.

iLovee: Mas conta mais sua história... Você trabalhou com administração de empresas?

R: Na real, eu sou formada em administração, acredita? Já trabalhei em banco, com varejo, até que criei o blog em 2008 com dicas de gastronomia e passei a cozinhar mais em casa, apesar do ato em si não ser necessariamente uma paixão. Em um aniversário, fiz o meu bolo e todo mundo amou, então comecei a receber encomenda de amiga, de amiga da amiga… Aí fiz gastronomia e larguei tudo para me dedicar 100% a isso. Fazia encomendas, eventos e, em 2016, abri o café.

 

iLovee: Rô, e como você organiza seus outfits de trabalho?

R: Na hora de escolher as minhas dólmãs para o dia a dia sempre penso no tecido, se ele é leve para o calor e o corte. Nas ocasiões mais especiais, levo em conta a beleza, cor e estampa. Penso muito na qualidade também, os botões, a durabilidade nas lavagens… Quanto mais de qualidade, melhor!

SHOP THE SHOOT

 


POR TRÁS DAS CÂMERAS E DAS PANELAS

Ao chegarmos à casa da cozinheira Lu Zaidan, já percebemos de cara que ali seria um cenário incrível para o nosso shooting. O motivo? A cozinha da chef também serve de locação para os seus vídeos no Youtube e cada cantinho foi muito bem pensado. “Eu gravo tudo aqui e o canal serve como um outro veículo para as pessoas que não têm acesso às minhas aulas ou não moram em São Paulo, também possam aprender novas receitas”, conta. Para quem não sabe, a Lu vai lançar logo mais uma coleção em parceria com a Dra. Cherie e aproveitamos esse encontro para saber tudo sobre essa novidade.


 

iLovee: Lu, como são as suas aulas?

L: Minhas aulas são para os amantes da gastronomia que estão interessados em aprender receitas rápidas e práticas. Tenho esse cuidado de escolher sempre receitas simples e gostosas que, com certeza, os alunos conseguirão refazer em casa sozinhos. Já o youtube é um outro veículo para compartilhar conteúdo e eu penso muito no que vou levar para lá. Fora isso tenho o buffet e também faço uma live no meu Instagram nas segundas à noite com uma receita ao vivo. Ah, vou aproveitar e contar um spoiler que ninguém sabe ainda: Logo, logo terão aulas online!

 

 

iLovee: Nossa, Lu, como você dá conta de tudo?

L: É uma loucura! Porque, além do trabalho, sou mãe também e não tenho babá então vou contando com as assistências que encontro pelo caminho, mas sempre dá tudo certo. Eu realmente amo o que eu faço e trabalho feliz. Lógico que tem vezes que bate uma preguicinha, mas de modo geral sou uma pessoa bem realizada profissionalmente.

iLovee: Mas, espera, além de chef, mãe, youtuber, professora, ficamos sabendo que você ainda ataca de designer às vezes, é isso? Fala tudo sobre essa coleção que vem aí em parceria com a Dra. Cherie...

Lu: Está sendo muito gostoso, mas ainda estamos em processo criativo e certamente lançaremos depois da copa. Eu realmente amo aventais e acho que é super importante ter uma apresentação minha, além da comida, quando chego à casa dos clientes. Estamos tentando deixar tudo a minha cara e estou priorizando tecidos práticos e confortáveis para as dólmãs. Os aventais também estão ficando incríveis e estamos focando no mood mais descolado para que as pessoas tenham em casa e possam cozinhar se divertindo - e “bem-vestidas”, é claro, rs.

SHOP THE SHOOT

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo