Quem passa pela Alameda Lorena, nos Jardins, cresce os olhos ao ver a loja linda de tijolinhos brancos e detalhes em preto. Lá dentro, mora o Ateliê de Calças – marca que nasceu em 2011 no mundo online e, hoje, com uma nova identidade mais moderna e cool do que nunca, migra com inteligência para o off-line, com atendimento diferenciado e sem abandonar suas raízes digitais.
Por trás das calças de modelagem impecável está Liana Pandin, founder da brand, e por trás dessa reinvenção carinhosamente bem pensada está um time repleto de mulheres incríveis – Camila Morata (branding e RP), Marina Zaguini (designer), Bruna Von Sperling (arquiteta), Adriana Marto (ilustradora), Lorena Dini (fotógrafa) e Giulia Barbero (diretora de arte), que infelizmente não pôde comparecer no shoot especial com styling especial de objetos by Kamy, Futon Company, Theodora Home e Pop Decor. Elas, a nosso convite, se reuniram na flagship do Ateliê para um bate-papo intimista e gostoso de ler. “Depois de todos esses meses de trabalho, a gente já se sente quase uma família”, conta Camila.
A essa altura do texto, você deve estar se perguntando: “por que só calças?” A resposta está na percepção apurada da Liana anos atrás. “Percebi que havia um gap no mercado”, lembra, “E a maioria das calças que encontrava por aí não eram pensadas para o corpo da brasileira, que é tão diferente e diverso. Além disso, faltavam modelos de qualidade e com valor acessível – nossas peças variam de R$ 200 a R$ 400. Aí, desse desejo pela inovação e pela calça perfeita, nasceu o Ateliê de Calças!”
Nem toda mulher é fã de saia ou vestido, mas todas acabam gostando de calça, seja pela praticidade, conforto ou estética. Por isso, gosto de dizer que o Ateliê é para todas.
Após 4 anos de sucesso com o e-commerce, a marca chegou num estágio em que precisava evoluir. E foi através de um estudo estratégico e planejado nos menores detalhes que essa reinvenção saiu do papel para a prática. Depois de quase um ano, hoje o Ateliê consegue se comunicar melhor com suas clientes e há novos e bem desenhados setores: produção, marketing, atendimento, controle operacional e a tão sonhada e idealizada loja física. “O mais legal é que todas [as mulheres da equipe] funcionam muito bem juntas e são muito especiais, cada uma tem uma personalidade diferente”, diz Liana.
Entre um clique e outro, reservamos uns minutinhos com elas e fizemos um bate-bola rápido para saber como foi o desafio e o papel de cada uma nesse renascimento do Ateliê de Calças.
Camila Morata – Branding & RP (AgênciaBIA)
A Liana me procurou para esse processo de rebranding não só com o desejo de mudar a marca, o objetivo era fazer as pessoas enxergarem o Ateliê de uma maneira diferente. Entre as grandes restruturações que fizemos juntos, destacaria por exemplo o fato de termos saltado de 2 para 15 lançamentos mensais, e começarmos a apostar em novos materiais como Lurex e em modelos mais modernos como a Pantacourt. É muito prazeroso ver o trabalho dar tão certo!
Marina Zaguini - Designer (Loft)
Meu desafio principal era criar uma identidade capaz de gerar identificação com os mais variados estilos e personalidades, porque o Ateliê é uma marca que atende a todas as mulheres em busca de calças incríveis. Para isso, trouxemos o artesanal em harmonia com o digital e construímos uma atmosfera charmosa e prática ao mesmo tempo!
Bruna Von Sperling - Arquiteta (Estúdio Nó)
Eu vim para o projeto como indicação da Má Zaguini. Alinhamos a parte gráfica e visual com o espaço em si, e o meu desafio foi traduzir todo esse conceito novo da marca para a loja, onde as pessoas têm contato físico com a essência do Ateliê. Até por isso, batemos muito na tecla da escolha certa dos materiais usados na construção e design. O resultado que vocês veem hoje veio desse trabalho conjunto, feito de forma muito madura – todos estavam super comprometidos e envolvidos. Sem contar o fato de o projeto ser comandado só por mulheres, o que é demais e com certeza fez com que todas as áreas tenham sido desenvolvidas com muita cautela!
Adriana Marto - Ilustradora
Pensar em branding não é uma tarefa fácil, mas a equipe é leve, cheia de pessoas sérias – um dos melhores times com que já trabalhei – e tive muita liberdade porque eles queriam meu traço natural para mostrar a força do Ateliê. Nesse contexto, acho que minha maior missão era fazer a releitura de uma mar ca já existente, o que, confesso!, me deu um gás extra. Também queria provar minha capacidade de (re)criar.
Lorena Dini - Fotógrafa
Como fotógrafa, precisei ser bastante minuciosa na hora de dar vida através da imagem, essa nova e forte identidade do Ateliê. Meu desafio era englobar, harmonizar e retratar todas as ideias e visões que compõem esse projeto da melhor maneira. Não foi fácil, mas acho que posso dizer que consegui, ou melhor, conseguimos!
Embora não estivesse presente no dia, a diretora de arte Giulia Barbero também teve papel fundamental nesse novo momento do Ateliê e a gente não poderia deixá-la de fora. Ela foi a mente por trás da pesquisa visual, do desenvolvimento e da direção da campanha e do lookbook.
Com um time tão empoderado e empolgado nos bastidores, o combo produto de qualidade + atendimento exclusivo é só o começo da reafirmação da marca no mercado fashion. Os planos futuros agora envolvem colaboradores e marcas que dialogam com o inovador universo do Ateliê de Calças e de sua cliente final. Em outras palavras, é para continuar de olho nelas!
30/01/2021 | História
Kanucha Barbosa reflete sobre como o verão pode afetar a relação com nossos corpos
12/01/2021 | História
Destrinchamos nossas fotos dedicadas a subliminar o verão
11/01/2021 | moodboard
Uma afluência de estampas que são a cara do verão
28/12/2020 | História
Um mergulho na coleção de verão da Santa Lolla, que traz o arco-íris
15/12/2020 | moodboard
Esse fim de ano vai te fazer protagonista dos seus summer days
30/11/2020 | História
Com o fim de ano se aproximando, dividimos o que vai nos acompanhar na estação mais solar que há
18/06/2020 | moodboard
Essas modelagens e texturas trazem um confortável que vai além do moletom