X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

24/10/2017 | Team iLove

O Mundo de Mix’n’Match da Designer de Estampas Clau Cicala

Moda Lifestyle História

O Mundo de Mix’n’Match da Designer de Estampas Clau Cicala

Jack Johnson tocando ao fundo, uma janela de frente para uma árvore enorme e paredes cheias de recordações e desenhos. A gente poderia estar falando de um cenário de férias, mas essa é a casa (e estúdio) da queridíssima Cláudia Carolina Cicala de Andrade ou Clau Cicala – “para descomplicar a vida”, como ela diz. A designer de estampas e empresária não faz dieta, é louca pela família, uma pessoa muito criativa e não acha que o trabalho é uma obrigação. “Se você faz o que ama, não trabalha. Eu sinto que estou vivendo, curtindo e produzindo coisas boas.” Clau é a tradução de alto astral.

Por trás do sorriso gostoso e do jeito de menina está uma profissional incrível. “Tenho 20 anos de indústria criativa! Comecei a trabalhar aos 14 anos como designer gráfica numa revista de bairro com meu tio”, revela, “Passei pela Sony, tive experiências no ramo editorial e voltei a estudar quando me mudei para o Rio. Foi fazendo a pós que me descobri na estamparia e hoje tenho meu estúdio, que é home office.” Que descoberta boa, cá entre nós! Clau é puro talento e contabiliza cases de sucesso no currículo – já fez parcerias criativas com C&A, Farm, Colcci, Perky, Grendene, Blue Man e a lista segue. E ela faz questão de estar presente em todos os passos do processo. “Articulo tudo, do design das estampas ao convite de lançamento com o marketing. Sou mega atenciosa, gosto de estar ativa dentro do projeto 100% do tempo.”

Sou muito grata por ter começado tão cedo a trabalhar. Tudo é aprendizado e só soma para eu ser quem sou hoje.

SHOP THE LOOK 


iLovee: Clau, você comentou que morou nove anos no Rio. Como foi a experiência de uma paulistana em terras cariocas?

C.: Foi ótima, eu brinco que sou 50% carioca e 50% paulistana, rs! O calor, as pessoas, tudo é mais leve por lá. Tenho uma paixão enorme pela cidade porque foi lá que comecei a construir minha carreira com estampas, como contei para vocês. Inclusive, o lifestyle do Rio me inspirou a criar minha própria linha de produtos, que tinha como tema também o fundo do mar e itens como a prancha de surf, que está na minha work station de decoração e recordação – já que lancei pouquíssimas unidades para ser algo bem exclusivo.

iLovee: Demais! E como é o processo de criação dessas estampas mágicas? Tem algum segredo envolvido que você pode contar pra gente?

C.: Não tem segredo, tem muita dedicação. Faço moodboards, coloco uma música e trabalho em cima do briefing do cliente, mas respeitando o DNA da minha marca Clau Cicala então tem que ter fauna, flora e transmitir muito amor. Eu gosto de emocionar as pessoas, sabe? E eu acho que faço isso quando as pessoas olham para o produto e dizem ‘Nossa, que estampa linda! Eu quero ter essa peça!’ e relacionam aquele objeto com o meu portfólio, com o meu nome. É essa a maior gratificação que existe para mim!

É difícil porque não dá para escolher uma estampa favorita só pela estética, levo em consideração o contexto em que ela foi criada. Tem estampas que criei quando estava sonhando muito e parece que consegui passar esse desejo por coisas boas no desenho – tanto que foi um sucesso absoluto!

iLovee: Também queremos saber mais sobre o projeto Brasilidade Estampada. Conta mais… O que é e de onde surgiu a motivação para fazê-lo acontecer?

C.: Começou com uma hashtag no meu Instagram porque minha assinatura é a natureza, não consigo desconectar os animais e as flores brasileiríssimos do que crio. Eles estão lá sempre! Registrei o selo para representar meus workshops e conseguir reunir todo esse trabalho tão meu, tão nosso do Brasil, em um jogo de palavras. Mas pretendo fazer mais coisas em breve…

SHOP THE LOOK 

Para o futuro, Clau dispara: “Planejo continuar com meus workshops, contando sobre minha jornada como designer e como empresária autônoma, e me tornar coach para ajudar outras pessoas a se encontrarem no que amam como eu fiz.” Quando o papo envereda por essa vertente de bem-estar, as prints entram na conversa porque elas também falam, mesmo que às vezes sem ter uma só palavra escrita. “As estampas comunicam, elas podem mexer com a autoestima”, diz, “Elas são mais do que um detalhe na roupa, podem ser um acessório poderoso mesmo.”

Entrando nesse assunto, mergulhamos no que é estilo para a Clau e como as estampas que permeiam o dia a dia dela invadem o guarda-roupa da designer, e inspiram os looks mix’n’match Erva Doce, marca que assina o styling e está na nossa curadoria. “Meu look favorito hoje inclusive é esse com o mix de listras, que é curinga e não pode deixar de ter, com floral de fundo escuro. É uma mistura de praia (dos tempos que vivia no Rio) e alegria com o lado urbano e mais sóbrio de São Paulo, ou seja, tem tudo a ver com o meu DNA.”

SHOP THE LOOK 

O amor da mezzo paulistana mezzo carioca é tão grande por essa brincadeira de mesclar que pedimos e ela deu 3 dicas essenciais para quem quer entrar na roda e experimentar o mix’n’match sem erro.

1. Tome cuidado com a proporção das padronagens. Se a calça tem uma print mais delicada, por exemplo, vale explorar na parte de cima um top com estampa maior e vice-versa. É importante haver esse equilíbrio.

2. Se a pessoa ainda tiver medo de experimentar, uma opção bacana é ir com uma peça lisa, outra com uma print média e um sapato estampadinho. É mais discreto mas dá um UP já!

3. Agora uma pausa só para falar de animal print. Acho um pouco off apostar em oncinha, por exemplo, da cabeça aos pés mas dá super para mesclar com um listrado, que é mais neutro, ou um degradê de cor.

SHOP THE LOOK

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo