X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

X
16/04/2019 | Sofia Stipkovic

Mulheres Criativas: O mundo cheio de flores de Natália Viana

Tudo Moda Decoração Lifestyle História

Sabe aquele ditado “nem sempre a vida é um mar de rosas”? Bom, ele se aplica a muitas circunstâncias, mas certamente não a Natália Viana. A estilista e criadora de conteúdo vive entre as flores, em especial as rosas, as quais ela declara seu amor - mas que as demais não a ouçam! - na entrevista que fizemos com ela.

Natália é uma paraense pra lá de criativa que comandou sua própria marca, a Quiquiriqui, por sete anos e que, em 2014, trocou Belém do Pará por São Paulo atrás de novos desafios. Aqui encontrou sua liberdade criativa, que aflorou em forma de jardim virtual ou, em outras palavras, os cliques que ela compartilha em seu perfil no Instagram, seguido por mais de 30 mil pessoas. “As flores sempre estiveram presentes em minhas criações vestíveis e cada uma delas significa momentos de mudança em minha vida e trabalho”, conta ela, “Criar com a natureza durante os últimos anos fortaleceu ainda mais meu potencial criativo, despertando em mim a vontade de criar e contar histórias visuais através das flores para produções de conteúdo e fotografia editorial.”

Curiosas para saber mais sobre a trajetória da Natália, que ainda ostenta em seu currículo outros perfis cheios de boas ideias, como a Florigrafia e o 89Criativo, marcamos uma conversa e é ela que você lê a seguir. Na íntegra, sem cortes, sem podas.



iLovee: Como começou sua história de primavera sem fim, ou melhor, seu amor pelas flores? E quais são as suas favoritas?

N.: Essa minha história com as flores vêm de anos. Meus pais, mais especificamente meu pai, são apaixonados por plantas, pelos pés descalços na terra e eu cresci com isso. Então, depois que me mudei para São Paulo, intensificar esse amor pela natureza foi uma forma de não abandonar minhas raízes e de mostrar saudades deles também. Eu amo todas as flores, já registrei tantas espécies... cada uma tem sua magia, mas, se eu tivesse que escolher apenas uma, me partiria o coração, mas ficaria com as rosas. Elas possuem algo que toca meu coração de um jeito inexplicável.

iLovee: E qual foi o turning point para esse romance se tornar cliques incríveis?

N.: Fotografar é minha válvula de escape, algo que faço desde os tempos de fotolog - se lembra disso? Tem mais de dez anos, rs. Enfim, registrar a natureza sempre foi uma das coisas que mais curti e depois que parei com minha carreira de estilista, precisava me expressar de alguma outra forma porque tenho essa necessidade criativa de expressão. Aí comecei a criar cada vez mais e mais com as flores e não parei desde então.

iLovee: Dos cliques, o negócio cresceu e você também oferece outros serviços relacionados às flores, certo? Explica melhor pra gente o que seria o floral styling, por exemplo?

N.: É criar um estilo floral exclusivamente para produções editoriais ou eventos, composições florais que possam interagir com modelos e objetos. Como sou formada em moda e o que acontece nesse universo são minhas maiores referências, eu quis trazer um pouco disso na maneira de apresentar meu trabalho com os arranjos.

iLovee: E quem se apaixonar pelo seu feed pode também contar com a sua expertise para comprar um buquê lindo de casamento ou garantir um quadro para decorar a casa. É isso? Conta mais.

N.: Sim! Eu fiz um curso de Arte Floral em Holambra-SP e pude aprender ainda mais sobre esse universo de criação de arranjos florais então comecei a oferecer esse serviço e também os quadros com minhas fotografias. Isso tudo é uma forma de deixar o meu trabalho ainda mais presente na vida das pessoas, isso é que dá sentido para mim e minhas criações.


iLovee: Nati, além de tudo isso, você também é co-fundadora de outro perfil de conteúdo, a @aflorigrafia. De onde nasceu essa parceria? Aproveita e conta mais pra gente o que é ela?

N.: A Florigrafia surgiu em 2014 quando a ilustradora Rafaela Melo teve a ideia de unir suas ilustrações com as minhas fotografias de flores. Achei o máximo! Começamos o projeto mesmo sem nos conhecermos pessoalmente - isso, aliás, só ocorreu dois anos depois. Eu havia recém chegado em São Paulo e o projeto foi maravilhoso não só para deixar nossos portfólios bonitos, mas para que as pessoas pudessem conhecer um pouco mais do meu trabalho e do da Rafaela. Temos um carinho enorme pelo projeto, mas ele não é nossa fonte de renda, ele é muito mais algo que fazemos quando realmente estamos inspiradas e motivadas para isso.

iLovee: Outro business que você divide - dessa vez, com o seu noivo - é o @89criativo, uma agência de conteúdos visuais. Como nasceu essa ideia?

N.: Eu e o Renan começamos juntos a criar. Nos conhecemos quando cada um estava entrando na faculdade (em 2006), eu fui me tornando estilista e ele fotógrafo, então já era e é o casamento perfeito mesmo sem ainda estarmos oficialmente casados. Como já trabalhamos com criação de conteúdos, ele decidiu criar a 89 Criativo. Ele é o criador do Encolhi as Pessoas e como já trabalhou com grandes marcas, decidimos reunir todos esses projetos e o que eu faço com produção para que possamos juntos inventar cada vez mais e mais. Amamos criar e somos especialistas em soluções criativas para conteúdos. Trabalhamos com fotografia de produtos, fotografia de alimentos, retratos, institucional, timelapse, stopmotion, cinemagraphs e vídeos.

iLovee: Acho que essa pergunta vai para todos os criativos por aí: na 89, vocês têm uma assinatura estética única e marcante, mas também trabalham com outras marcas. Como atingir o balanço perfeito entre uma identidade e outra para construir um case de sucesso?

N.: O que acontece com a gente é que quando nos contratam, as marcas já vêm exatamente querendo a nossa identidade então é ainda mais prazeroso e gratificante criar desta forma, cheios de liberdade criativa.

À esquerda, clique do 89criativo e à direita, da A Florigrafia.

iLovee: Não é brincadeira quando falam que hoje temos que ser multifunção, não é, Nati? Você caminha com três negócios lado a lado. Qual é o segredo para equilibrar tudo no dia a dia?

N.: Te confesso que não é tão fácil... ainda mais agora que, no final do ano passado, comecei um trabalho fixo com criação de conteúdo e administrar isso tudo tem sido bem difícil, mas a melhor parte é que estou fazendo o que eu amo e quero fazer em todos. Em cada um deles, trabalho com a minha identidade, e isso é sensacional! Mesmo que, em alguns momentos, eu tenha que dar prioridade mais para um do que para outro. Talvez essa seja a parte que me deixa um pouco chateada, mas estou feliz assim.

iLovee: Uma curiosidade do iLovee team: como é a casa de duas pessoas tão criativas e que respiram conteúdo sem parar?

N.: É um lar cheio de natureza, amor e muitas risadas, com tudo aquilo que nos deixa felizes. Nossa sala é nosso estúdio, é onde criamos, juntos ou não. É maravilhoso ter alguém que está no mesmo caminho que o seu para construir uma jornada criativa.

iLovee: E, por fim, que recado você daria para quem é apaixonado por criação de conteúdo e pensa em se arriscar nesse universo?

N.: Crie! Se jogue e vá em frente! Não acredito em fórmula, eu acredito naquela pessoa que tem a necessidade de se expressar e compartilha isso sem medo. Para mim, isso é criar conteúdo porque é nesse momento que você mostra sua real identidade. Os seus sentimentos começam a criar formas e outras pessoas começam a se identificar com isso. É mágico!

SHOP FLORAIS DE ENCANTAR

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo