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17/09/2019 | Juliana Cunha

Mil em uma: conheça quatro mulheres e suas rotinas agitadas de trabalho

Tudo Moda Lifestyle História

O trabalho é um carro-chefe na minha história. Passamos muito tempo dedicados a ele, então que seja prazeroso. Um trabalho com propósito gera uma vida com prazer.” A frase é de Rafaela Mercaldo, à frente do marketing da LIVO, mas descreve a relação de várias mulheres com suas respectivas profissões. Afinal, dá para dissociar quem você é do que você faz cinco dias por semana - ou mais?

Fotografamos, entrevistamos e descobrimos o cosmos de Rafaela e outras três mulheres que, assim como ela, trabalham muito em múltiplas funções: elas têm o dia a dia de empresa, mas também administram contas de Instagram, fazem campanhas de fotos, participam de eventos e, claro, têm hobbies que mantêm a alta criativa dia após dia. A publicitária e DJ Giuliana Viscardi, a arquiteta Maria Clara Spyer, a gerente de marketing Rafaela Mercaldo e a relações públicas Manuela Rahal integram nosso time de peso.

A locação mais que especial dessas fotos é a recém-inaugurada WENTZ, loja do designer Guilherme Wentz nos Jardins, em São Paulo. O espaço reúne peças de design assinadas por ele, como objetos, móveis e luminárias, mas você poderá saber mais sobre ela em breve, em matéria aqui no iLove.e. Além do espaço lindo, o que deixou esse shooting mais especial foi a  seleção afiada de roupas Wasabi, sapatos Manolita e acessórios Kai Cool Stuff.

Giuliana Viscardi

Formada em publicidade, Giuliana começou a trabalhar aos 17 anos como promoter de festas paulistanas. O início da discotecagem aconteceu por acaso, lembra ela. Era 2010 quando recebeu uma ligação do Bar Secreto com um convite para fazer uma apresentação como DJ. “Como sempre tive amigos envolvidos com música e que tocavam, sabia tocar, mas não tinha essa prática. Topei com a condição de ir junto a uma amiga, a Renata Chebel, e deu muito certo.” Tão certo que essa noite deu origem à dupla Sry (lê-se Sorry) e, posteriormente à festa Soul Sorry, que nasceu em 2012 e tocou em diversos lugares badalados da cidade. “Temos um background dos anos 70, amo a estética, a moda, a música”, conta Giuliana, que sempre acrescenta um quê de disco e soul em seus sets. 

A dupla acabou - "Renata foi se dedicar a outros projetos" - mas a carreira solo persistiu. “Não tenho vontade de ser só DJ. Gosto muito do meu trabalho como publicitária, de poder criar projetos. Sabendo desse viés, as pessoas me envolvem em projetos ligados à música”, comenta Giuliana, mostrando a intersecção entre suas duas facetas. 

Maria Clara Spyer

“Praticamente não piso no escritório”, começa a arquiteta Maria Clara Spyer. O dia a dia atribulado, mas flexível, dá a ela a oportunidade de combinar o trânsito entre clientes, obras e fornecedores a eventos de moda, sua paixão. Esse gosto tem reflexos imediatos em sua atuação na arquitetura. A abertura de um escritório próprio, inclusive, veio de uma necessidade de fazer um trabalho autoral, de expressar sua visão. “Sou zero minimalista e gosto muito de arte e moda, então meu repertório e estilo arquitetônicos têm muito a ver com o que consumo.” 


Com um apelo pelo conforto, Maria Clara diz que gosta de “casa com cara de casa” e todos os elementos que envolvem essa ideia, como uso de madeira, tapetes, flores, objetos, paleta de cores quentes, estampas, almofadas, mantas, quadros e assim por diante. A estética de Maria Clara dá as caras também na moda, porque ela empresta seu olhar refinado para marcas que seleciona a dedo - acaba de assinar uma coleção de beachwear, por exemplo. Além de moda, outro encanto para a arquiteta é viajar, o que produz uma fonte de inspiração infalível na hora de decorar. “Para mim, casas têm que ter aconchego, e ser compostas com itens que têm história.”

Rafaela Mercaldo

Natural de Curitiba, Rafaela Mercaldo passou anos envolvida em produção de conteúdo para marcas no segmento de luxo. Mudou-se para São Paulo para trabalhar com uma joalheria, mas logo se encantou pela LIVO, marca brasileira de óculos de sol. Hoje, atua como gerente de marketing e relações públicas, e está envolvida também em setores como desenvolvimento de produto e estratégia de expansão da marca. Para todas essas funções, a formação em jornalismo cai como uma luva. “Acredito que o marketing bem sucedido é aquele que conta histórias em produtos, eventos e campanhas, e de história jornalista entende”, comenta.


Encaro minha rotina atarefada com leveza porque isso faz parte de mim. Acredito que vida e trabalho devam ser uma coisa só”, explica ela, que enxerga na profissão uma plataforma de conexão. Por isso, Rafaela traz seus gostos pessoais para projetos da empresa. “Sou apaixonada por artes visuais, e isso é um escape meu. Tento circular e envolver isso no trabalho.”

Manuela Rahal

Como muitos, Manuela Rahal se formou em uma área, mas não se identificou com a prática profissional. “Fiz jornalismo, mas teve um momento que acabei virando, organicamente, relações públicas. Percebi que consigo transitar entre universos. Tenho um perfil comunicativo e sempre tive a capacidade de me adaptar a diversos ambientes, e essa é a grande sabedoria de uma relações públicas.” Em relação a isso, Manuela elucida que “de nada adianta ter uma grande quantidade de conexões se não forem as pessoas certas para as marcas que trabalho.” 

Para Manuela, a simbiose entre profissional e pessoal é intensa. “Minha vida profissional e pessoal é a mesma coisa, não diferencio. O coração da minha empresa é entregar plataformas de influência que não estão vinculadas ao universo digital. Estou a todo tempo decifrando quem pode exercer esse poder.” Para associar cada vez mais seu lado corporativo ao individual, Manuela resgatou um hábito antigo, o de escrever. "Abri um site que preenche o lugar que estava vazio, da saudade de escrever.” Alimentar as paixões é importante, sim, e aumenta a inspiração na hora de trabalhar, conclui.

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