X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

16/09/2016 | Team iLove

Ilustração de moda: o incrível trabalho de Maria Ruth Jobim

hide hide hide História

maria ruth

Quando conhecemos o trabalho de Maria Ruth Jobim, ficamos encantadas. Designer e ilustradora, ela é expert em desenhos de moda – minimalistas, elegantes e atemporais. Batendo um papo com a Maria, o mais legal é perceber o quanto a ilustradora passa em seus trabalhos toda a sua doçura e sensibilidade: ela é um amor de pessoa e uma profissional incrível.

Foi por isso que a gente resolveu convidá-la para um projeto especial esse mês: intervenções gráficas feitas por Maria Ruth nas september issues – as tão importantes capas das revistas de moda no mês de Setembro. O resultado (maravilhoso, diga-se de passagem) pode ser visto em um sneak peek ao longo da matéria e, o material completo, no Instagram do iLOVE. Enquanto isso, vale ler a conversa gostosa que tivemos com Maria Ruth e admirar outros lindos projetos, como seus caderninhos ilustrados, que ela faz por encomenda e com todo carinho – é ou não é para se derreter?

maria ruth jobim ilustradora designer

 

Tenho uma mesa de desenho que é a minha fiel escudeira. Nela, consigo fazer tudo à mão livre e passar direto para o computador, que me ajuda a manter sempre o estilo e a identidade.

 

 

ilustrações maria ruth jobim caderninho moleskine

iLOVE: De onde surgiu a ideia de ser ilustradora?

Maria Ruth: Tudo começou graças a uma amiga. Eu fiz um trabalho para a faculdade de design que envolvia um baralho inteiro ilustrado, mas não tinha planos concretos de levar aquilo adiante. Porém, essa amiga minha gostou muito e insistiu para que eu fizesse uma ilustração para ela. E esse foi o início!

Já a moda foi algo que sempre esteve presente – era um sonho antigo trabalhar nessa área. Sempre fui muito estudiosa e amo acompanhar e ler sobre a história da moda. Era inevitável a minha tendência para este lado!

iLOVE: Como acontecem as colaborações com marcas?

M.: De diversas maneiras. Muitas das conversas foram iniciadas em redes sociais, mas também bati em muitas portas me apresentando e buscando oportunidades interessantes. É um caminho que ainda está em construção!

iLOVE: E qual é a sua parte preferida em um trabalho de ilustração?

M.: Cada etapa do trabalho tem seu momento especial. Quando recebo o briefing, é aquela hora de sonhar. Enquanto desenho, é uma delícia encontrar a essência do projeto. E, uma vez que o projeto está pronto, é maravilhoso vê-lo concretizado e receber os feedbacks!

iLOVE: Nesse mês de Setembro, fizemos uma parceria, que amamos! O que você achou do projeto?

M.: Eu conheço e sigo o iLOVE há algum tempo, então fiquei superfeliz em fazer esse trabalho com vocês. E mais feliz ainda de ser em Setembro, porque é um mês superfashion. Acho que o projeto não poderia ter casado mais! Capturar a essência e entregar um olhar especial para as principais publicações de moda é um trabalho encantador.

iLOVE: Conta pra gente: qual é o projeto especial que você mais amou fazer?

M.: Cada projeto tem um gostinho único, e tento sempre fazer trabalhos que conversem com o que eu acredito. Este ano tive a oportunidade de trabalhar com algumas marcas que admiro, como o Gallerist e a Amaro, e tenho um carinho muito especial pelos resultados. Mas, em valor sentimental, a ilustração para uma reedição do livro do meu avô, Romeu Jobim, pouco antes de ele falecer, foi um dos meus projetos mais especiais – a capa do livro até acabou virando quadro!

ilustrações cartas de baralho maria ruth jobim

ilustração livro romeu jobim em tom menor maria ruth ilustradora

blog4

 

Abaixo separamos um sneak peek da nossa parceria com a Maria, que  ilustrou 4 capas de september issues nacionais e uma internacional, e o resultado está todo no nosso IG @ilove.e – com quotes e explicações especiais dela. Imperdível, não?

vogue brasil carol trentini setembro 2016 september issue ilustração maria ruth jobim

Depois de entender sobre seu trabalho, foi a hora de pedir para Maria descrever o seu estilo – que ela traduz como “básico”, mas diz sempre investir em um acessório poderoso, como um “brinco cheguei”. Ela, ainda, é fã assumida de óculos de grau! “Eu uso óculos, mas nunca enxerguei isso como problema. Pelo contrário! É a oportunidade de investir em mais um acessório. Esse é um amor que herdei da minha mãe – nós duas surtamos quando vamos numa ótica.”

Não gosto de andar na rua igualzinha a todo mundo! Então, fujo um pouco das tendências muito mainstream.

ESCOLHAS DE MARIA RUTH

explorar

Compre

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo