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24/07/2019 | Stephany Melo

Entre comes e bebes com Lena Mattar

Tudo Lifestyle História

Uma manhã fria de inverno, uma xícara de café bem quente no clima francês do Ici Bistrô, uma história apaixonante que caminha por Paris e, por alguns segundos, nos sentimos em um daqueles restaurantes charmosos da cidade-luz. Apesar disso, foi em plena Consolação, em São Paulo, que nos encontramos com a Lena Mattar para contar uma história inspiradora por trás da comunicação gastronômica que vai de marketing e planejamento estratégico a uma newsletter deliciosa com receitas que equilibram facilidade e sofisticação. 

Publicitária, foi após sua formatura e algum tempo de experiência na área que ela decidiu se mudar para Paris. A princípio seriam três meses de estudo de francês, mas os três viraram seis, ela encontrou um curso de vinhos, se apaixonou pela área e só voltou após um ano e meio como sommelière. De volta ao Brasil e após a experiência de trabalhar em um restaurante, do almoço ao jantar, ela deu o toque final para mergulhar neste mundo com um curso técnico de cozinha. E o resultado? Um escritório de comunicação gastronômica no coração de Pinheiros que faz assessoria, conteúdo, planejamento, consultoria de vinhos e mais. Diga-se de passagem, a história que você acompanha a seguir é a perfeita definição de "comer com os olhos".

Acho que no fundo eu já queria trabalhar com gastronomia e só não sabia como.  

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iLovee: “A comida não só alimenta como satisfaz o apetite, atende o desejo e evoca a memória”. Lemos esta frase na seção “sobre” do seu site e a curiosidade falou alto: existe alguma memória em especial que tenha te levado ao mundo da gastronomia? 

L.M.: Além dos meus pais gostarem de cozinhar e da cozinha ter sido sempre parte da nossa vida, talvez isso seja a consequência de uma coisa anterior, que é a minha avó. Ela fazia bolos de casamento, teve por muitos anos um restaurante árabe em Brasília chamado Lagash, que hoje é uma rotisserie da minha família que uma das minhas tias toca, então eu cresci no meio disso. Sempre gostei de comer, com uns doze anos comecei a fazer bolos em casa – que, óbvio, no começo davam errado – e todo mundo comia pra incentivar.

iLovee: Que legal! E o Ici, onde estamos fotografando hoje,  é um de seus clientes. Certo? 

L.M.: Sim! E o mais legal é que eu já frequentava ele muito antes de cursar publicidade, então foi ótimo quando há quatro anos começamos a trabalhar juntos. É um privilégio trabalhar com um dos meus restaurantes favoritos e, por eu ter morado em Paris, acho que aqui é um dos lugares que mais me lembra a cidade. Além da comida ser incrível, os donos já são meus amigos. 

iLovee: E como acontece sua rotina em meio a tudo isso?  

L.M.: É muito gostoso porque meu escritório fica em cima de um dos meus cafés favoritos de São Paulo, que é o do KOF – King of the fork, de amigos, então eu me sinto em casa e sempre encontro alguém conhecido. Meu dia-a-dia envolve desde a rotina de computador de sentar, mandar email, escrever release e conteúdo, a acompanhar fotos com clientes que vão de sorvetes a bagels e comida francesa ou fazer uma degustação de vinhos. Além do mais, tenho as newletters, então um dia antes eu preparo tudo, faço as compras, e o dia seguinte passo na cozinha. 

A imagem é o primeiro impacto. A pessoa come com os olhos e se gostar da foto ela clica pra saber mais.

iLovee: Falando na newsletter, pode nos contar um pouco do que podemos encontrar nela? 

L.M.: Ela surgiu de eu querer falar com as pessoas e receber muitas mensagens perguntando sobre um site antigo que eu tinha de receitas. Nela eu tenho uma voz mais minha, porque acaba que nos clientes tenho a voz da marca, mas na newsletter falo sobre como é pra mim, como cozinho na minha casa. A ideia principal foi achar um equilíbrio entre a praticidade e a sofisticação, que não venha de dinheiro ou de grandes técnicas, mas sim em receitas fáceis que caibam dentro da casa das pessoas. Além disso, nela também trago dicas de livros, podcasts, playlists... E o objetivo é que desse trabalho com a newsletter rendam conteúdos e até cursos como de degustação de vinhos e food styling, por exemplo, e tudo isso já está em fase de planejamento para ser lançado o quanto antes. 

iLovee: Mas como é pra você transformar gastronomia em comunicação, para as pessoas que não estão lá pra sentir o aroma da comida ou prova-la? 

L.M.: Eu acho que a imagem é o primeiro impacto. A pessoa come com os olhos e se gostar da foto ela clica pra saber mais, e com comida se a foto for feia ela tem o efeito contrário porque ela é muito importante nesse processo de convencer as pessoas a voltarem a cozinhar. Olhando por este ângulo, acho que o Chef de Cozinha Jamie Oliver foi essencial nisso lá atrás quando começou com fotos e pratos pensando na pessoa que está em casa, com uma imagem informal e despretensiosa. 

iLovee: E, pra fechar nosso papo, não poderíamos deixar de pegar algumas dicas pra quem está do outro lado também conseguir comunicar um bom prato. Quais são os passos principais?

L.M.: Pra quem está começando, minhas dicas são ficar de olho na luz natural e buscar referências. É normal no começo se inspirar em uma foto, se a pessoa não tem nenhuma experiência, e depois criar um estilo próprio. Fora isso, nós entramos em uma questão muito técnica que é o ângulo, disposição das coisas, olhar e contemporaneidade e, mesmo a questão da imagem seja o primeiro fator importante, o texto também é. Minhas principais referências, por exemplo, são Elizabeth Davis, M. F. K. Fisher e Julia Child, mas olhando hoje em dia pensando em food styling é a Bon Appétit, Alison Roman e Jamie Oliver. Absorver referências é essencial para criar algo novo. 

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