Não que precisemos de qualquer motivo para comer as melhores massas, combinados de salmão ou croissants recheados: qualquer hora é hora de se deliciar gastronomicamente. Mas aproveitamos o ensejo do Dia da Gula, celebrado em 26 de Janeiro, para convidar Karen Fujii, o nome por trás do Chicas SP, para elaborar um roteiro para curtir a data pela capital paulista, desbravando restaurantes e outras casas que reservam o melhor da culinária.
Organizamos nossas gulas em categorias para te direcionar pelo roteiro da Chica do Dia da Gula, com comentários dela:
Sapporo, em Moema. A recepção é feita pelos próprios donos, descendentes de japoneses. Durante o almoço, tem um buffet com valor fixo por pessoa de excelente custo-benefício: há peixes muito frescos, sushis delicados e bem executados, uma ótima variedade de pratos quentes e tradicionais como o sobá, além de uma mesa de sobremesas farta e deliciosa. No jantar, o esquema é um rodízio com valor fixo servido na mesa. E todos os dias, há o cardápio a la carte com muita variedade - eu amo o sukiyaki e o domburi - e delivery. Para se jogar!
Se você é fã de izakayas, a recomendação é o Izakaya Kuroda, no Itaim Bibi, que inova nos pratos e surpreende na qualidade.
Pão com carne, no Itaim Bibi. Sem frescuras, minúsculo e maravilhoso!
Se seu desejo são tapas, a indicação é o espanhol Museo Veronica, em Moema. Tem uma ótima carta de vinhos, tapas deliciosas como croqueta, jamón serrano e pan con tomate. Atendimento cordial, ambiente simples e preço excelente.
São muitos ingredientes brasileiros. Localizado nos Jardins, o Micaela é um lugar onde tudo é muito bom e faz você querer voltar sempre. Sou fã do chef Fábio Vieira.
Pettirosso, do casal Marco e Erika, que atende pessoalmente todos os clientes. Um lugar que fica na memória e que tem a panacotta mais surreal da vida.
Se estiver no clima da pizza, a dica é a Buonissimo, de italianos que usam produtos selecionados em um ambiente simples com ótimos preços. Massa leve e recheio muito saboroso. Fica em Pinheiros.
Carole Crema pela variedade, qualidade e simpatia. Do bombom ao bolo, tudo é delicioso. Vale cada caloria. Fica nos Jardins.
Para quem quer uma opção saudável, a recomendação está na Vila Nova Conceição: são as delícias da Isabela Akkari, que faz doces surpreendentes sem glúten, sem lactose e sem açúcar refinado: melhor alfajor de cookies and cream da vida e bolos recheados muito equilibrados. Se você está salivando por um sorvete, que tal a Le Bottegue di Leonardo? Há muitas opções veganas e deliciosas.
Para churrasco, NB steak. A carne derrete!
A sugestão argentina é o Corrientes 348, que tem carne muito macia e ótimos acompanhamentos.
Casa Santa Luzia. Tudo de lá é maravilhoso, e o brioche é viciante. Fica nos Jardins.
Veloso Bar. Coxinha com caipirinha, tem combinação melhor?
Cena Jockey, no Cidade Jardim, aos domingos. Tem vista para o Jockey Clube, uma paisagem que não me canso nunca. Tem preço fixo por pessoa, garrafa de espumante para cada duas pessoas, mesas de pães, frios e frutas, muitos pratos quentes que mudam semanalmente, e doces deliciosos, com destaque para a inesquecível cocada de colher.
A Fabrique, em Higienópolis, tem clássicos da panificação francesa e italiana, além de bolos, cookies e muffins.
10/11/2020 | História
Nossa nova colunista te leva em um dia de gastronomia, arte e arquitetura por Paris
05/11/2020 | História
Um compilado de links e notícias que marcaram a última semana
13/10/2020 | História
Para um empurrãozinho nas receitas caseiras, essa empresa familiar com 30 anos de tradição acaba de lançar um delivery
28/09/2020 | História
Uma seleção de receitas marroquinas para conhecer a gastronomia de lá
21/07/2020 | História
Nossa editora indica sete lugares para ler em São Paulo
28/10/2019 | História
Gisela Schmitt desenvolveu projeto de gastronomia ímpar na cidade histórica fluminense
18/10/2019 | História
Marina Herszkowicz, do Chez Marina, traz pílulas para recepcionar convidados