Contemplar a movimentação da natureza e o que ela acarreta em termos de forma, aroma, textura e até coloração é tarefa para quem tem um olhar perspicaz. Para descrever essa cinesia, então, se faz necessária uma sensibilidade que nem sempre a palavra é capaz de significar. A IDA, ao se inspirar no cerrado brasileiro e em sua composição de fauna e flora, transformou o simples desabrochar da flor do mandacaru quando chega a noite em uma coleção completa de roupas. Travessias tem a ver com as cores do amanhecer do sol no sertão, tem a ver com a paleta de amarelo caju, verde menta e rosa crepúscula, tem a ver com o caimento suave das roupas frescas. Feitas com algodão naturalmente colorido proveniente da Paraíba, PET reciclado com tie dye, modal, liocel e viscose certificada com cânhamo, as roupas modelam o corpo das mulheres que as vestem com suavidade e conforto, como na flor do cardeiro, espécie de cactus que resiste só durante à noite, murchando pela manhã.
Fotografamos alguns looks da coleção com Duda Schietti, Juliana Bordin e Bertha Jucá em shooting colaborativo com shoes Masqué e joias Luisa Schröder.
Quinta coleção da marca, que pertence ao grupo WBG (dono da Souq) e é adepta de uma moda sustentável, Travessias segue o que a IDA tem como pilar. “Na prática, nós, da equipe de estilo e desenvolvimento de produto, colocamos grande foco na curadoria de tecidos. Buscamos fazer escolhas mais responsáveis para minimizar os impactos negativos da produção têxtil e fazemos um trabalho meticuloso de seleção de tecidos, considerando matérias-primas de origem, aparência, caimento e valor”, detalha Gabriela Machado, head de criação da etiqueta. “Sabemos que a seleção de tecido tem efeito direto na longevidade, nos cuidados ao longo da vida útil e também no pós-uso ou descarte desse produto. Fazemos um balanço ao final de cada entrega e estipulamos metas especificas e mensuráveis para melhorias anualmente”, completa ela.
Lançada em novembro de 2019, IDA foi criada em um “processo de imersão criativa com diversos profissionais de diferentes áreas da moda. O nome IDA foi fruto desse processo criativo coletivo”, retoma Gabriela, que tem em sua trajetória passagens por Osklen e Edun (grife sustentável do grupo LVMH). O que está no cerne dessa persona é a autenticidade. “As mulheres prezam pelo conforto e tem uma feminilidade forte e fluida. São curiosas e têm a consciência social e ambiental aflorada. Têm um perfil questionador ao consumir moda e acreditam que através dela é possível se expressar”, define a estilista.
O processo de imersão criativa à que Gabriela se refere se mantém essencial para a marca, mas ganha novas roupagens a cada temporada. “Além de nomes especiais que encontramos, como influenciadores, também já fizemos parcerias com outras marcas, como a Oriba, a Vida Simples, e personalidades que nos apoiaram em nossas ações ao decorrer do ano.”
Mais do que mera bandeira, a marca leva a sério seu caminho de consciência social e ambiental, que caminha lado a lado com o estilo. “Nossa principal busca é por processos de criação, desenvolvimento e produção de moda com soluções para o padrão tradicionalmente estabelecido por grandes marcas, como mais opções de matérias-primas de origem limpa certificadas, artigos reciclados, novos padrões de gestão ambiental dentro de fábricas e certificadoras em todos os níveis da cadeia produtiva”, enumera a head de estilo.
Para uma fuga ainda mais efetiva desse modelo vigente na moda brasileira, IDA tem lançamentos de cápsulas e não segue uma agenda fechada de lançamentos. Dentro das novidades, a divisão entre peças atemporais e itens com um quê de estilo mais acentuado costuma ser 70-30, respectivamente. “Quando falamos em atemporalidade, pensamos peças mais neutras e versáteis, que combinam com o as pessoas que já têm em seus guarda-roupas. As outras peças trazem mais informações de estilo, como cores mais marcantes e até estampas e diferentes técnicas de tingimento”, resume Gabriela.
Em um blend de possibilidades, uma única certeza: “IDA é uma marca que tem no feminino a essência para seu desenvolvimento e caminhar. Nossos conteúdos sempre estão sendo alinhados e co-criados a fim de darmos espaço para amplificar vozes e discursos em nossas redes.”
21/01/2021 | História
Um compilado de links e notícias que marcaram a última semana
14/01/2021 | História
Um compilado de links e notícias que marcaram a última semana
10/12/2020 | História
Um compilado de links e notícias que marcaram a última semana
03/12/2020 | História
Perfeitos para fazer combinações diversas, os acessórios de Luiza Dias 111 são ideais para os presentes de fim de ano
26/11/2020 | História
Um compilado de links e notícias que marcaram a última semana
24/11/2020 | História
Recebemos o trio Luisa Schröder, Masqué e IDA em fotos especiais com cinco personagens fortes
18/11/2020 | História
Um compilado de links e notícias que marcaram a última semana