X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

14/09/2020 | Juliana Cunha

5 dicas para ler mais e integrar a leitura à sua rotina

Tudo Lifestyle História

Sempre que entro no assunto livros, sinto que as outras pessoas têm autocobranças muito severas quanto ao ritmo em que leem. Eu também tenho essa autocobrança com quem lê bem mais que eu: pessoas que sigo no Instagram, em geral. Ao mesmo tempo, em relação a alguém que lê menos que eu, eu não acho nada além do sentimento de ter uma paixão em comum: a verdade é pouco importa a velocidade de leitura, a quantidade de livros ou quanto tempo você dispõe para isso. O que importa mesmo é que quem tem interesse em integrar o hábito da leitura na rotina faça isso de forma despretensiosa. 

Para te ajudar nessa missão, trouxe cinco dicas para ler mais que funcionam bem para mim — espero que sejam efetivas para você também!

1. Crie rituais de leitura

Pode ser pela manhã, tomando um café com calma, ou à noite, com uma xícara de chá em mãos. Encontre um momento em que você consegue se desconectar do celular, da televisão e seja lá do que for que te desvia a atenção e foque em um momento sem distrações. Manter o celular longe também é essencial para não abrir brechas de procastinação. 

2. Aprofunde sua relação com o universo literário

Seja nas redes sociais, seguindo contas que falem sobre literatura, seja nas conversas cotidianas com amigos, tente imergir no tema sempre que puder. Seguir perfis temáticas é sempre uma boa ideia porque invariavelmente o assunto aparece na sua frente, mesmo que você não esteja procurando nada sobre, e podem surgir bons insights de títulos. Aqui, nessa matéria, falamos com oito booklovers que são ótimas recomendações para adicionar uma dose de literatura ao seu consumo diário de redes sociais. 

3. Leia sempre que houver uma brecha

Talvez essa dica pareça um pouco contraditória quanto à primeira, mas a ideia aqui é frisar que para ler, você não precisa fazer grandes esforços em termos de tempo, espaço e circunstância. Dá para ler de forma mais leve que isso: ler também é algo que se pode fazer na espera da água do macarrão ferver, da consulta no médico, do carro do Uber, do amigo para jantar. 

4. Lembre-se: é um prazer, e não uma obrigação

Tem gente que diz que ler é um hábito diário, mas eu ouso discordar: tem dias que sento para ler e nada rende, volto no mesmo parágrafo quatro vezes, perco o fio da meada e, no dia seguinte, tenho que reler tudo para conseguir compreender. Nesses dias, não vale de nada o desgaste de insistir: melhor tentar de novo em outro momento. O mesmo vale para livros que não engatam, lembre-se que há muito livro bom por aí e você não precisa ficar preso a um que não te encantou mesmo depois de diversas tentativas. 

5. Busque livros fora da sua caixinha

É sempre bom expandir os seus horizontes literários e instigar sua curiosidade para gerar novos gostos. Boas formas de fazer isso são os clubes de assinaturas de livros (adoro o da Tag Livros, por exemplo), pedir livros de presente e ouvir indicações de amigos também leitores.  

Para aproveitar os dias de primavera à vista, selecionei produtos que podem te acompanhar numa leitura ao ar livre. 

READING OUTSIDE


Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo Voltar ao topo