X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

X
Explorar em: Matérias
Hoje | Maria Luísa Alves

Olívia Nicoletti conta como é ser Jornalista de Moda Atualmente

Tudo Moda Lifestyle Matéria

Entre um look maravilhoso, uma legenda que parece poesia e uma pose mais divertida que a outra, não sabemos escolher qual parte do Instagram da Olívia Nicoletti mais amamos. E, mais que o perfil do Insta, ela toda é assim: com tanto conteúdo quanto uma revista. Essa, aliás, é uma palavra bem presente no cotidiano da jornalista que estrela nosso shooting em parceria com as peças-desejo da AMARO. Com passagens por nomes de peso como a extinta revista Estilo e a Vogue, hoje a Oli dá mais um passo na sua carreira de repórter – e nos próximos parágrafos você vai ficar sabendo qual lugar sortudo vai abrir as portas para ela.

Absolutamente apaixonada pelo que faz hoje, ela não nasceu com o desejo de ser jornalista de moda. Na verdade, ela queria mesmo era ser repórter de guerra – sim, isso mesmo – e tem uma vasta lista de livros de religião lidos e estudados, como a Bíblia e o Alcorão. E, se essas duas informações não são surpreendentes o suficiente, o motivo pelo qual ela desistiu de ser jornalista de guerra talvez seja: ela teve uma enorme vontade de ser mãe e, como ela diz, não acredita que uma profissão arriscada dessas permita você colocar uma criança no mundo. Prazer, essa é a Olívia.

SHOP THE LOOK

 

Dizem que nós, jornalistas, somos os olhos do mundo. Eu concordo. 

Passamos um dia com a Oli no seu apê em Pinheiros e vimos de perto que toda a vibe autêntica que ela transmite pode ser sentida não só no bate-papo que tivemos, mas também nos cliques e nos detalhes da decoração da sua casa. Para mergulhar ainda mais nesse mood único dela, é só ler a entrevista na íntegra abaixo: 

 

iLovee: Sabemos que você é formada em jornalismo e tem passagem por vários veículos diferentes ligados à moda. Pode contar pra gente um pouquinho da sua trajetória até agora?

Olivia: Comecei a minha carreira como estagiária na Joia&Cia, uma revista bilíngue de joias direcionada ao fabricante. Lá, eu fazia de tudo: desde arrumar acervo até cobrir feiras internacionais, como a BaselWorld, na Suíça. Depois, fui para a revista Estilo – também como estagiária inicialmente – e acabei sendo efetivada como repórter de moda, cargo que assumi durante 4 anos. Até que, após esse tempo, comecei a questionar um pouco a minha carreira, onde eu queria chegar, o que eu queria fazer... Enfim, crises, rs.

 

iLovee: Isso é bastante comum! E como você superou essa crise, Oli?

Olivia: Como sempre fui muito ligada à arte (eu desenho e pinto desde sempre e inclusive tive muita dúvida entre prestar comunicação ou arte), resolvi ir atrás dessa área para pensar. Então viajei para Florença, na Itália, e fiz um curso de pintura contemporânea na Academia de Belas Artes. Achava que isso ia solucionar alguma coisa, mas só me confundiu mais! Rs. Quando voltei, pedi demissão e quis tentar outras áreas dentro da comunicação. Trabalhei durante 7 meses em uma assessoria de moda, a MktMix, atendendo contas de luxo. Foi uma experiência extremamente válida e muito enriquecedora, mas não me via fazendo aquilo pelo resto da vida – sempre gostei muito de contar histórias e quis voltar a ser repórter. Até que surgiu uma oportunidade na Vogue, também para ser repórter de moda, e eu fui. Fiquei um ano e fui chamada para uma vaga no Cidade Jardim, que é onde estou hoje.

 

iLovee: Que demais! Seu último trabalho antes desse foi como repórter de moda na Vogue Brasil. Quando se sonha em trabalhar com moda, geralmente esse é um dos cargos mais almejados! Como é trabalhar nessa área?

Olivia: Eu acho a moda – e tudo o que se pode fazer dentro dela – uma área muito enriquecedora em vários sentidos. É o terceiro setor econômico que mais gera empregos no mundo. Além disso, é uma maneira de expressão, de se apresentar para o mundo sem dizer uma palavra. Acho que, acima de tudo, é um método de se comunicar com o mundo e consigo mesmo. Eu gosto muito de trabalhar com moda e sou apaixonada pelo meu trabalho. Mas gosto de ir além na moda, sabe? Acho muito importante que exista a parte didática e até a parte que incentive o consumo, mas eu amo as pessoas por trás disso tudo. Quero sempre saber e entender os conceitos, de onde veio um detalhe, uma estampa, qual a história das pessoas que desenvolveram aquilo... 

Às vezes, estou entrevistando alguma pessoa muito interessante e penso: ‘eu não acredito que me pagam pra fazer isso’. É realmente algo que me dá muito prazer.

 

iLovee: Faz super sentido. E dentro da Vogue, como é trabalhar lá? É diferente de outras revistas?

Olivia: É diferente, sim, trabalhar na Vogue. É o maior título de moda do mundo, afinal. Se tem muito prestígio ali dentro. Aprendi demais durante o tempo que trabalhei lá, tive contato com pessoas incríveis e extremamente criativas. Mas, é preciso entender que é só um trabalho. No final do dia, temos que estar em paz com a gente. Se o seu trabalho te faz feliz, sendo a Vogue ou qualquer outro, vale a pena.  

 

iLovee:  E qual você acha que é o maior desafio (e prazeres!) do jornalismo atualmente?

Olivia: Acho que é se reinventar. Lembro de estar no colégio lendo quadrinhos em uma revista Capricho e uma das personagens dizia que queria prestar jornalismo no vestibular, mas que não faria isso porque era uma profissão que iria acabar. Não acho que vai de fato acabar, mas sim que é preciso sair do lugar comum. Apesar de ser um desafio, é uma delícia pensar que podemos reinventar uma profissão tão legal, né? Vejo como uma oportunidade de seguir novos caminhos, criar novas plataformas.... E também tem os prazeres, que são muitos... Estar em contato com pessoas interessantes, saber sempre de tudo antes dos outros, ter esse desafio de olhar para alguma coisa de um jeito novo.

 

SHOP THE LOOK

 

iLovee: Lindo, Oli! Falando agora do seu estilo, que não pudemos deixar de reparar: seu job influencia no modo como você se veste, de alguma forma?

Olivia: O meu trabalho refina o modo como eu me visto, mas não diria que influencia totalmente. Com certeza me deu confiança para eu ser quem eu quisesse e usar o que eu quisesse, mas eu sempre usei peças um pouco fora do comum. Lembro de ir comprar roupas com a minha mãe e as minhas irmãs e elas sempre levarem rios de peças e eu escolher só uma, bem esquisitinha, rs, mas que eu ia usar de muitos jeitos. Gosto disso na moda: sempre reinvento o que eu tenho e não sigo muitas regras. Misturo peças contemporâneas e que eu acho que fazem sentido para mim com roupas que a minha mãe usava nos anos 80 (terninhos, bolsas, vestidos). Tenho praticamente um brechó dentro do guarda-roupa!

 

iLovee: E quem são as suas musas de estilo?

Olivia: Sou super fã da Leandra Medine! Além disso, amo as roupas usadas pela Sonia Braga quando interpretou a personagem Maria, em Sex and the City. Também gosto muito do estilo da Phoebe Philo e da Jenna Lyons, além de admirar muito e estética Céline.

 

iLovee: Que incrível, Oli! Agora, precisamos dizer: somos apaixonadas pelo seu Instagram e a vibe autêntica que você passa nas fotos!

Olivia: Ah, que amores! Muito obrigada. 

 

iLovee: Você acredita que seu trabalho acaba influenciando no modo com que você cuida do seu perfil? De que maneira?

Olivia: Acho que é uma via de mão dupla: o meu trabalho influencia o modo como eu crio o meu perfil e a minha personalidade e lifestyle influenciam o meu trabalho. O meu Instagram nada mais é que o meu olhar estético sobre a minha própria vida. O mesmo olhar que eu empresto para o meu trabalho, que, por sua vez, o treina diariamente.

 

iLovee: Antes de a gente se despedir, a última pergunta: estamos super curiosas para saber mais detalhes sobre o seu job atual. O que exatamente você faz e como é seu dia-a-dia?

Olivia: Ainda não posso contar detalhes, infelizmente! Mas posso dizer que o meu trabalho é bem parecido com o que eu sempre fiz, só que agora eu edito, além de escrever. Sou coordenadora de conteúdo de moda da área de novos projetos do Shopping Cidade Jardim. 

 

SHOP THE LOOK

 

explorar

Compre

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo