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16/10/2017 | Team iLove

Um Bate-Papo Empoderador com Carla Paredes e Joana Cannabrava

Lifestyle Beleza Matéria

Um Bate-Papo Empoderador com Carla Paredes e Joana Cannabrava

De futilidades, as designers Carla Parades e Joana Cannabrava só tem o nome do blog, que antes era referência em assuntos que envolviam moda, beleza – entre outras coisitas do mundo “fútil” – e hoje é símbolo de consciência feminina para milhares de mulheres do Brasil e do mundo. Encontramos a dupla num evento do O Boticário, no Rio, em clima de pool party e rolou um bate-papo sincero e superbacana sobre o assunto mais em voga nos dias de hoje: empoderamento.

“Há quase 8 anos decidimos criar nosso blog, que teve um boom junto com a grande massa de influencers fashionistas”, relembra Joana, “Na ocasião, moda dava muita audiência e foi assim que ficamos conhecidas, mas, com o passar do tempo, a gente percebeu que muita coisa tinha mudado. Semanas de moda não faziam mais sentido na nossa vida e a pressão pelo consumo não tinha muito a ver com a nossa personalidade.”

Foi aí que elas sentiram que era hora de seguir um novo nicho, um que tivesse mais a ver com esses novos ideais que elas passaram a defender. “Eu li mais de 3 mil posts no blog e reparei que o tipo de conteúdo que mais engajava era os que envolviam autoestima e comportamento”, conta Carla, “Começamos a ficar incomodadas quando percebemos que estávamos fazendo mais do mesmo, isso nos motivou a sair dessa zona de conforto que já não fazia mais parte da nossa essência.”

 

O TURNING POINT

Desse novo olhar surgiu o #PapoSobreAutoEstima, um grupo no Facebook que tem como missão ajudar mulheres a acreditar mais em si mesmas. “No começo era tudo muito novo, rolava ainda muita timidez, mas logo que postei a primeira foto de biquíni, veio a surpresa: eu brilhei e vi que nunca mais queria parar de brilhar!”, diz Joana, “As pessoas começaram a me parar na rua e dizer que a minha coragem era um combustível na vida delas, e isso me inspirava diariamente.”

A intenção não era fazer uma ode às gordurinhas, era passar a mensagem de que havia um carinho pelo próprio corpo. “A gente vê muitas pessoas falando sobre se amar e ponto, e então acabam criando uma regra”, confessa Carla, “E não é isso que queremos passar, a gente acredita em algo mais livre, voltado para um novo olhar sobre si mesma.” Joana não só concorda com tudo que sua partner in crime diz, como também pontua. “Engordei 16 kg, mas sabe o que mais me marcou durante esses anos? A época em que eu fui mais magra e tentei me adequar ao padrão. Eu era só mais uma, hoje as pessoas ficam alucinadas quando me mostro de verdade”, conta orgulhosa, “Elas gostam de se identificar com histórias reais de pessoas reais. É uma questão de transmitir o que é verdade!”

Carla e Joana não foram as únicas a ter esse insight e mudar a essência do que é (e tem potencial para ser) um blog de modanos últimos anos. Nomes cool como Leandra Medine, do Man Repeller, e Emily Weiss, do Into The Gloss, são ícones dessas mudanças recentes com motivações similares.

É difícil ser aceito pela sociedade quando você desconstrói o que tudo mundo constrói. É mais difícil ainda as pessoas reconhecerem o que você está fazendo e encontrar libertação, já que a nossa ideia é a invalidação da prisão daquele indivíduo.


Entre as muitas dicas que a dupla deu para desconstruir com consciência está o nome da autora Brené Brown e uma palestra incrível. “Dica superimportante: assistam o TED que chama ‘O poder da Vulnerabilidade’. Pode ter certeza que será um dos melhores vídeos da sua vida!”, exclama Joana. Ela também conta que no vídeo a autora fala muito sobre transformar suas inseguranças em poder, e é isso que o duo traz. Carla foi encorajada a fazer isso pela gravidez e Joana pela aceitação do seu corpo. Ambas, através dessas vulnerabilidades, conseguiram mudar a própria vida e a de muitas pessoas. “Não se trata de números, é sobre estar fazendo o bem.”

No caminho dessa mudança, elas foram muito questionadas por manter o nome “Futilidades”, um tanto quanto contraditório mas logo o blog foi carinhosamente apelidado de FUTI pelas leitoras nesse novo momento. “Nunca quisemos esconder nosso passado porque não é como se tivéssemos começado na internet hoje, muito pelo contrário. Queríamos mesmo que as pessoas vissem que estávamos abrindo mão de uma crença construída para construir uma vida nova e liberta”, revela Carla.

 

“Essa transformação foi muito natural, e as nossas leitoras já estavam tão acostumadas com esse novo posicionamento que partiu delas a ideia desse projeto”, revela Joana, “A gente nunca teve a intenção dar lição ou ser ‘professora’. Costumamos dizer que nosso tanque é universal, doa e recebe combustível de quem quer agregar.”

PARCERIAS DE SUCESSO…

“O Boticário é a primeira marca de cuidados pessoais que a gente quis ter por perto”, diz Joana, “A gente sempre acompanhou todos os movimentos deles e a identificação rolou no momento em que lançaram a campanha ‘Viva LINDA’, que defendia a ideia de que a beleza não é algo que você mostra e sim o que se sente.”

Esse discurso de empoderar deu match com a dupla e, no mesmo dia em que rolou o talk, a marca lançou novos produtos da linha “Cuide-Se”, que fala justamente sobre a mulher ser feliz do jeito que ela é. Fala sobre aceitar sua pele, ter a liberdade de se transformar e, acima de tudo, se cuidar.

SHOP O BOTICÁRIO

Tudo isso tem muito a ver com a gente porque quando você aprende a se amar, você se cuida.

“Outra marca que não saiu do nosso radar depois da reestruturação do blog foi a Marcyn”, revela Carla, “Eles acreditam em projetos que são mais do que só mais uma ação de marketing. Abraçar todas as mulheres também faz parte da ideologia deles.”

A Marcyn apoia o #PapoSobreAutoEstima desde o começo do projeto – e é uma das brands que está na nossa curadoria, ou seja, vale terminar esse texto dando uma espiadinha nas peças-desejos deles.

SHOP THE LOOK

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