X

Tudo o que você mais ama

Assine para receber muitas novidades,
promos, dicas e achados do fantástico
universo online. E claro,
tudo isso com muita inspiração.

X
21/12/2017 | Sofia Stipkovic

Como Laura Carpi Descobriu que Moda era sua Vocação e Abriu a Ylla

Moda Matéria

Por pouco, a gente não conhece a Ylla e nem cruza com a história da Laura Carpi. E se isso acontecesse de verdade não seria um mero desencontro do acaso porque descobrimos num bate-papo com a Laura, que você acompanha tim-tim por tim-tim agora, que ela quase desistiu – antes mesmo de entrar – do mundo da moda. “Venho de uma família de médicos”, conta, “E achava que a moda era um hobby. Afinal, que menina não gosta de fazer compras e se vestir quando é mais nova?”

Para sorte das amantes de acessórios, a jovem Laura mudou de ideia, foi atrás da faculdade no Rio, se formou e conquistou espaço trabalhando em uma das maiores empresas do ramo, a Metally. “Quando eu olhava nas etiquetas das peças, sempre encontrava um ‘tal marca’ por Metally e, assim que descobri que eram eles que produziam para quase todo o Brasil, fui lá pedir emprego e consegui.”

Anos depois, Laura se mudou para Vitória, no Espírito Santo, para se casar. “Nessa altura, a Lili (dona da Metally) me falou para abrir uma marca minha e eu neguei, disse que não teria nem como bancar uma produção em grande escala”, relembra, “Ela, sempre muito parceira, topou mesmo assim e me incentivou mais, cedendo um espaço no showroom-loja deles no Rio.” Pronto, era o empurrãozinho que Laura precisava para dar, há dois anos, o pontapé inicial na Ylla – uma junção de iniciais de pessoas importantes com uma sonoridade legal.

SHOP THE LOOK

As ideias por trás do design

É tudo uma questão de feeling, e isso não é da boca pra fora. Se tem uma coisa que dá para sacar na Laura é que, apesar de ser muito pé no chão, ela é muito movida a sentimentos, energia mesmo. “Não consigo criar sem ter inspiração”, revela, “Até por isso não sigo um calendário de verão ou inverno. Não existe isso na Ylla, as coleções são reflexo do meu estado de espírito, sabe? E isso não dá para fingir ou forçar, tem que ser natural.”

Para a produção na Metally, levo meu estudo de coleção e eles executam. O processo é bem bacana porque a peça é modelada de acordo com o desenho e a gente vai junto, na fábrica, adaptando e encontrando os melhores materiais, recortes, etc.

Não espere nada de fast fashion por aqui. O objetivo da Ylla é justamente o contrário: entregar acessórios cheios de personalidade e atemporais, que você possa guardar por 10 anos ou mais. É o caso, por exemplo, dos brincos de flor, uma das collections de maior sucesso da marca. “Eu já tinha o protótipo dessa peça há uns 10 anos, da época em que trabalhava na Metally ainda”, diz, “Depois, quando a Ylla surgiu, revivi o projeto e desenvolvi a coleção toda.”

Por falar em coleção, cada uma tem cerca de 30, 40 peças por cápsula – a última, novidade na nossa curadoria também, tem menos porque é especial. “Os últimos itens que fiz são muito divertidos”, conta, “Os brincos de lagosta, por exemplo, são demais porque é uma peça única e que teve uma receptividade incrível do público. E eu quero muito isso, que as mulheres apostem na Ylla para sair do óbvio.”

A LAURA MULTITASKING

Por trás do conceito bacana, do nascimentos dos acessórios e da divulgação assertiva da marca está a Laura em quase 100% do processo. “Dá para dizer que eu sou tipo workaholic”, conta aos risos, “Passo noites em claro quando encontro inspiração para criar, acordo cedinho e movo montanhas para entregar tudo no prazo correto, até nas redes sociais eu me meto!”

Eu trabalho muito pelo que quero e me descubro todos os dias com a Ylla. Ver as pessoas usando minhas peças é uma das coisas que mais me encanta!

Como toda empreendedora, a Lau não tem um dia a dia definido e nem desliga do escritório, já que ele não tem endereço fixo. “Eu estou aqui falando com vocês e pegando insights, pesquisando referências, é o tempo inteiro ligada e isso é o que mais gosto na minha vida. Fico muito feliz de imaginar que essa será minha rotina sempre.”

SHOP YLLA

Em destaque

assine nossa newsletter

Voltar ao topo